Sessão solene comemora 20 anos de criação dos Comitês de Bacia do Médio e Baixo Jaguaribe

15/04/2019

Evento acontece nesta terça-feira(16), em Limoeiro do Norte (CE)


Homenagens, entregas de comendas, além da presença de personalidades que contribuíram para a construção dos Comitês do Baixo e Médio Jaguaribe são as atrações da programação de aniversário dos 20 anos das duas entidades. Os Comitês vão ganhar uma sessão solene em alusão à data, comemorada conjuntamente. O evento ocorre a partir das 9h desta terça-feira(16), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte (CE) e coroa as festividades de aniversário, inciadas durante a semana da água 2019.

Na ocasião serão entregues comendas de reconhecimento a ex-presidentes dos dois comitês. O assessor da presidência da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Hugo Estênio, fará parte da abertura da sessão solene. Além dele, os membros dos dois comitês, além da equipe técnica da gerência da Companhia em Limoeiro do Norte e demais convidados e autoridades marcam presença no evento.

Os Comitês de Bacia vivem um momento de reconhecimento tanto da sociedade, quanto do governo estadual. Quem confirma é João Lúcio Farias, presidente da Cogerh. “O governador Camilo Santana decidiu, dada a importância desses colegiados e a gravidade da crise hídrica, receber os representantes dos comitês para ouvir suas principais reivindicações a cada seis meses”, comentou. “Isso diz muito da importância de a sociedade participar desses fóruns. É uma vitória dos Comitês de Bacia”, refletiu o presidente da Companhia.

Durante o mês de março os Comitês prepararam programações especiais separadamente: primeiro em Jaguaribara, no dia 21 de março, e depois em Aracati, no dia 22 do mesmo mês. A sessão solene desta terça(16) finaliza as festividades pensadas pelo grupo de trabalho que organizou o vento, formado por representantes dos dois comitês de bacia e pela gerência da Cogerh situada na cidade de Limoeiro do norte.

Os Comitês

Os Comitês das Sub-bacias do Baixo e Médio Jaguaribe foram criados pelo Decreto Estadual Nº 25.391, de 01 de março de 1999. O CSBH Médio Jaguaribe, foi instalado oficialmente em 15 de abril de 1999, ao passo que o CSBH Baixo Jaguaribe foi instalado em 16 de abril daquele ano. São compostos por representantes dos usuários, sociedade civil, das prefeituras e dos órgãos de Governo. É a instância mais importante de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos. No âmbito da região do baixo e médio Jaguaribe, a gerência regional da Cogerh de Limoeiro do Norte exerce a função de secretaria-executiva dos dois colegiados, prestando apoio técnico, administrativo e financeiro aos comitês.