Demonstra como a governança da Cogerh está implementada, destacando o elo da Diretoria Executiva com as instâncias de governança e gestão, a fim de otimizar o desempenho da empresa e o relacionamento com as partes interessadas.


Assembleia Geral
O órgão máximo da empresa. A Assembleia Geral da Cogerh é convocada e instalada nos termos da Lei Nº 6.404/1976 e do Estatuto Social e tem poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao objeto da empresa em nome do acionista.

Atas:

 

Conselho de Administração
Órgão colegiado de administração superior da Cogerh, formado por 07 (sete) membros: 04 (quatro) indicados pelo acionista majoritário, sendo 01 (um) deles independente; 01 (um) membro representante dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará; 01 (um) membro representante dos empregados da Cogerh e o Diretor-presidente da Cogerh.

Composição:

Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins – Conselheiro Presidente, indicado pelo Acionista Majoritário

Engenheiro Civil e doutor pela School of Civil and Environmental Engineering – Cornell University (2001), Eduardo Sávio é, atualmente, professor adjunto da Universidade Federal do Ceará – UFC,  professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará – Uece e presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme. Atualmente, é representante da International Association for Hydrological Sciences (IAHS) no Brasil. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia.

Yuri Castro de Oliveira – Conselheiro, Ocupante do Cargo de Diretor-Presidente da Cogerh

Servidor de carreira da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, foi gerente de mananciais (1997/99), Superintendente das Bacias Metropolitanas (2000/02); Diretor de Operações (2002/07) e Assessor da Presidência da COGERH(2007/14). Trabalhou na Secretaria de Recursos Hídricos – SRH, como Coordenador de Infraestrutura Hídrica (2015). Foi presidente da  Superintendência de Obras Hidráulicas até 2022.

José Sérgio Fontenele De Azevedo – Conselheiro, indicado pelo Acionista Majoritário

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza ( UNIFOR ), Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela UNIFOR, fez em seguida Pós-Graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Universidade Federal do Ceará ( UFC ) e Mediação e Arbitragem támbém pela Universidade Federal do Ceará ( UFC ). Presta serviço ao Estado do Ceará durante mais de 25 anos, sobretudo atuando  na área de Engenharia Rodoviária.

Ricardo Aquino Coimbra – Conselheiro Independente, indicado pelo Acionista Majoritário

Mestre em Economia pelo CAEN/UFC. Graduado em Economia pela UNIFOR. Atualmente é Vice-presidente da Apimec/NE desde 2019; Presidente do Corecon-CE em 2020 e Conselheiro desde 2018, Professor Adjunto do Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7), onde ministra aulas de graduação e pós-graduação; Professor Adjunto do Centro Universitário Fanor UNIFANOR/WYDEN, onde ministra aulas de graduação e pós-graduação; Professor Formador da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde ministra aulas de graduação no formato EAD; Professor da Escola de Negócios UNI7, onde ministra aulas de extensão e pós-graduação; Professor do Centro Universitário UniFametro (UNIFAMETRO), onde ministra aulas de pós-graduação; Professor do Centro Universitário Estácio Fic (ESTÁCIO).

Raimundo Lauro de Oliveira Filho – Conselheiro Representante dos Empregados Públicos Efetivos da Cogerh

Graduação em Tecnologia de Nível Superior em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental, Especialista em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Instituto Centec/Campus Limoeiro do Norte, Mestre em Gestão dos Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Empregado da Cogerh desde 05/jun/2003 (advento do segundo concurso da Companhia) no cargo de Tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos. Atuou na Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú (Gerência Regional de Quixeramobim) – 2003 a 2011, Gerente Regional da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (Gerência Regional de Iguatu) – 2011 a 2018; Diretor de Comunicações da Associação dos Empregados da Cogerh – ASEC (Biênio 2015 – 2017); Presidente Comissão Setorial de Ética Pública – CSEP/COGERH (Biênio 2018 – 2020); Desde 2018 atua nas Sub-Bacias Hidrográficas do Médio e Baixo Jaguaribe (Gerência Regional de Limoeiro do Norte/ Núcleo de Operações).

Wyldevanio Vieira – Conselheiro Representante dos Comitês de Bacias

Graduado em Ciencias Biologicas pela Universidade Regional do Cariri URCA, especialista em Educacao Ambiental pela UNIBF, especialista em Docencia do Ensino Superior pela UNIBF e Tecnico em Agropecuaria pelo Instituto Federal do Ceara Campus Crato. Trabalhou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato de 2008 a 2012, prestou consultoria a Prefeitura Municipal de Mauriti na area de Desenvolvimento Agrario e na criacao de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente no periodo de 2013 a 2016, no mesmo periodo, trabalhou na elaboracao dos Planos Territoriais de Redes Produtivas da Agricultura Familiar do Estado do Pernambuco atraves da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agraria (SARA), de 2017 a 2019 foi Coordenador Regional de Assistencia Tecnica e Extensao Rural do Instituto Agropolos do Ceara no Cariri e atualmente atua como Consultor Ambiental e presta servico a diversas empresas nas areas de Licenciamento, Gestao e Educacao Ambiental. Esta Presidente do Comite da Sub-bacia Hidrografica do Rio Salgado, Secretario Geral do Forum Cearense de Comites de Bacias e membro do Colegiado Coordenador do Forum Nacional de Comites de Bacias.

Gilvana Linhares – Conselheira, indicada pelo Acionista Majoritário

Graduada em Letras pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú | Sobral | 1995, Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú | Sobral | 2005
Mestrado em Educação pela Universidade Regional do Cariri | Crato | 2022, Assessora Especial na Vice-Governadoria do Estado do Ceará | 2015 a 2017, Coordenadora Especial na Casa Civil do Estado do Ceará | 2019, Assessora Especial na Governadoria do Estado do Ceará | 2022, atualmente Diretora de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC).

Regimento Interno – Conselho de Administração

 

Atas:

 

Comitê de Auditoria Estatutário
Vinculado ao Conselho de Administração da Cogerh, responsável pelo assessoramento quanto ao cumprimento das responsabilidades de orientação e direção superior da empresa, conforme definido em lei e no Estatuto Social da empresa. É constituído por 3 (três) membros, em sua maioria independentes, atendendo os critérios da Lei Nº 13.303, de 2016, devendo um deles obrigatoriamente ter experiência profissional reconhecida em assuntos de contabilidade societária.


Composição:

Silvia Helena Lima de Abreu
Flávia Vasconselos Diógenes
Raquel Barbosa de Sousa

Atas:

 

 

Conselho Fiscal
Órgão de caráter permanente. O Conselho Fiscal é um órgão fiscalizador e independente, que busca, por meio dos princípios da transparência, equidade e prestação de contas, contribuir para o melhor desempenho da empresa. Deve atuar como instrumento legal de implementação de uma política ativa de boas práticas de governança corporativa, direcionada especialmente para a transparência e controle dos atos internos da empresa. É composto por 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes eleitos pela Assembleia geral, atendendo os critérios da Lei Nº 13.303, de 2016, da Lei Nº 6.404, de 1976, e do Estatuto. O Conselho Fiscal contará com no mínimo 1 (um) membro indicado pelo ente Controlador, que deverá ser servidor público com vínculo permanente com a Administração Pública.

 

Composição:
Titular: Roberto Benevides de Castro – (Suplente: Paulo César Moreira de Sousa)
Titular: Francisco de Queiroz Maia Júnior – (Suplente: Antônio Sérgio Montenegro Cavalcante)
Titular: Paulo José Gomes Ferreira – (Suplente: Rita de Cássia Lima Bezerra)

 

Compartilhe:

categorias: | Serviços
tags: # # #