Demonstra como a governança da Cogerh está implementada, destacando o elo da Diretoria Executiva com as instâncias de governança e gestão, a fim de otimizar o desempenho da empresa e o relacionamento com as partes interessadas.


Assembleia Geral
O órgão máximo da empresa. A Assembleia Geral da Cogerh é convocada e instalada nos termos da Lei Nº 6.404/1976 e do Estatuto Social e tem poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao objeto da empresa em nome do acionista.

Atas:

 

Conselho de Administração
Órgão colegiado de administração superior da Cogerh, formado por 07 (sete) membros: 04 (quatro) indicados pelo acionista majoritário, sendo 01 (um) deles independente; 01 (um) membro representante dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará; 01 (um) membro representante dos empregados da Cogerh e o Diretor-presidente da Cogerh.

Composição:

Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins – Conselheiro Presidente, indicado pelo Acionista Majoritário

Engenheiro Civil e doutor pela School of Civil and Environmental Engineering – Cornell University (2001), Eduardo Sávio é, atualmente, professor adjunto da Universidade Federal do Ceará – UFC,  professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará – Uece e presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme. Atualmente, é representante da International Association for Hydrological Sciences (IAHS) no Brasil. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia.

João Lúcio Farias De Oliveira – Conselheiro, Ocupante do Cargo de Diretor-Presidente da Cogerh

Sociólogo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1984 a 1994, foi técnico em Mobilização Social, na Fundação da Ação Social (FAS). Servidor público da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), desde 1994, ocupou os cargos de analista em gestão dos recursos hídricos e diretor de planejamento. A convite do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), ocupou o cargo de assessor do diretor geral, no período de 2003 a 2007. Atualmente está na Presidência da Cogerh.

José Sérgio Fontenele De Azevedo – Conselheiro, indicado pelo Acionista Majoritário

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza ( UNIFOR ), Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela UNIFOR, fez em seguida Pós-Graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Universidade Federal do Ceará ( UFC ) e Mediação e Arbitragem támbém pela Universidade Federal do Ceará ( UFC ). Presta serviço ao Estado do Ceará durante mais de 25 anos, sobretudo atuando  na área de Engenharia Rodoviária.

Ricardo Aquino Coimbra – Conselheiro Independente, indicado pelo Acionista Majoritário

Mestre em Economia pelo CAEN/UFC. Graduado em Economia pela UNIFOR. Atualmente é Vice-presidente da Apimec/NE desde 2019; Presidente do Corecon-CE em 2020 e Conselheiro desde 2018, Professor Adjunto do Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7), onde ministra aulas de graduação e pós-graduação; Professor Adjunto do Centro Universitário Fanor UNIFANOR/WYDEN, onde ministra aulas de graduação e pós-graduação; Professor Formador da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde ministra aulas de graduação no formato EAD; Professor da Escola de Negócios UNI7, onde ministra aulas de extensão e pós-graduação; Professor do Centro Universitário UniFametro (UNIFAMETRO), onde ministra aulas de pós-graduação; Professor do Centro Universitário Estácio Fic (ESTÁCIO).

Yuri Castro De Oliveira – Conselheiro, indicado pelo Acionista Majoritário

Trabalhou na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, foi gerente de mananciais (1997/99), Superintendente das Bacias Metropolitanas (2000/02); Diretor de Operações (2002/07) e Assessor da Presidência da COGERH(2007/14). Trabalhou na Secretaria de Recursos Hídricos – SRH, como Coordenador de Infraestrutura Hídrica (2015). Atualmente é integrante da estrutura organizacional da Superintendência de Obras Hidráulicas, desde 02/02/2015

Francisco Teobaldo Gonçalves Marques – Conselheiro Independente, Representante Dos Comitês De Bacias Hidrográficas Do Ceará

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com atuação na Prefeitura de Crateús, onde passou pelas secretarias de agricultura e da defesa civil. Participou do Comitê Integrado da Seca, tendo coordenado a perfuração de poços e acompanhado a construção do açude Carnaubal, bem como a formação da Associação dos Usuários de Água do açude, entidade que representa no Comitê dos Sertões de Crateús.

Fernanda Azevêdo Benevides – Conselheira Representante dos Empregados Públicos Efetivos da Cogerh

Administradora pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Bacharela em Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Tecnologia da Informação (Ênfase em Desenvolvimento de Software para Web), em nível de Pós-Graduação “Latu Sensu”, pelo Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará. Possui MBA em Governança, Riscos, Controle e Compliance, pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS. Servidora pública da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), desde 2006, ocupando os cargos de Analista em Gestão dos Recursos Hídricos e Gerente de Tecnologia da Informação. Atualmente é Assessora de Governança, Riscos e Conformidade da Cogerh.

 

Lucivânia Figueiredo de Sousa – Ouvidora

 

2020


Remuneração
A remuneração da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria Estatutário está disponível na área referente a Lei de Acesso à Informação -> Servidores, uma vez que os mesmos constam na folha de pagamento da Cogerh.

Compartilhe:

categorias: | Serviços
tags: # # #