Estudantes de geologia da UFC fazem visita técnica à barragem Germinal

22/03/2019

Técnicos da Cogerh conduziram momento e explicaram conceitos relacionados à estrutura da barragem

Alunos do curso de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) fizeram uma visita técnica à barragem Germinal, em Palmácia, na última quarta-feira (20), sob a orientação do núcleo técnico da Bacia Metropolitana e do núcleo de Estudos e Projetos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O açude, monitorado pela Companhia, sangra há aproximadamente um mês.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo construtivo da barragem e detalhes do monitoramento realizado pela Cogerh no local. O coordenador do Núcleo Técnico da Gerência da Bacia Metropolitana, Rodrigo Vasconcelos, explanou aos estudantes conceitos estruturais da barragem, como concreto compactado a rolo, e informações sobre a estrutura do vertedouro (perfil Creager). Micaella Rodrigues, técnica da Gerência de Estudos e Projetos, também orientou os estudantes durante essa visita.

A gerente de Estudos e Projetos da Cogerh, Zulene Almada, destacou os estudos desenvolvidos pela Cogerh na busca por águas subterrâneas. “O suporte que as águas subterrâneas estão dando no abastecimento de algumas sedes municipais nesse período de seca estão sendo cruciais para garantir o abastecimento nas cidades. A Cogerh, através da gerência de estudos e projetos é quem desenvolve os estudos geofísicos para captar água subterrânea”, explicou Zulene.

A proximidade da Cogerh com a Universidade é saudável para ambos os lados, como confirma Zulene. ” Essa troca é importante, considerando os benefícios da pesquisa acadêmica com as ações efetivas realizadas pela Companhia na Gestão dos Recursos Hídricos”, analisa.

Os estudantes também tiveram acesso à metodologia de trabalho da Companhia. Todo o escopo estrutural foi apresentado aos jovens, com destaque para o funcionamento das sete gerências regionais espalhadas no interior do Ceará, além da sede, situada em Fortaleza. Além dos escritórios regionais, os alunos compreenderam a dinâmica do trabalho da Companhia, envolvendo trabalho de monitoramento dos açudes, manutenção e aperfeiçoamento da infraestrutura hídrica do estado, bem como utilização da gestão participativa na condução da política de gestão de recursos hídricos, com a cooperação da Sociedade e do Poder Público.