Comitê do Baixo Jaguaribe visita obras da Transposição do Rio São Francisco

29/07/2019 # # #

Ocasião contou com visita técnica do colegiado às estruturas físicas do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – PISF

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe visitaram as obras de Transposição do rio São Francisco nos últimos dias 24 e 25 de julho, nos municípios de Mauriti e Brejo Santo,  região do Cariri oeste cearense.

Guiados por técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do escritório de Limoeiro do Norte, o grupo visitou as principais estruturas físicas do PISF, como o Túnel Cuncas I, Canais enrocados, Bueiro Palha, Pontes, Aqueduto Catingueira e Canais Revestidos.

O Comitê conheceu o projeto dos  eixos Norte e Leste, apresentados pelo fiscal  do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Fontenelle. De acordo com Fontenelle, o trecho I do Eixo Norte encontra-se com 97,05% das obras executadas. Já o trecho II  encontra-se com 99,11% de obras executadas e o terceiro trecho totaliza 98,75% das obras executadas. A aguas virão para o Ceará pelo eixo norte.

Formado por representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água, o Comitê levou 28 membros para a visita. Eles em parceria com a Cogerh que definem a gestão de águas nas bacias sob sua jurisdição.