Comitê de Bacia do Salgado avalia operação do Açude Olho D’Água

04/02/2019

O processo de renovação do colegiado é previsto para ocorrer entre 26 de Março e 23 de Abril

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado e técnicos da Cogerh da região avaliaram a operação do Açude Olho d’ Água durante reunião realizada na última terça-feira (29), no município de Várzea Alegre.

A avaliação, referente a operação realizada em 2018, destacou o volume acumulado no reservatório, hoje marcando 28,86% da capacidade total. Informações sobre o aporte de água no açude também foram pauta do encontro. O gerente da Cogerh na região, Alberto Medeiros, foi quem conduziu as apresentações técnicas.

O conceito de bacias hidrográficas e a importância da gestão participativa nortearam o encontro com os representantes do comitê. O núcleo de gestão da Cogerh na bacia do Salgado, representado pelo técnico Rafael Landim, coordenou as apresentações sobre o funcionamento da gestão participativa.

O momento também foi para os informes sobre o processo de renovação do colegiado, previsto para ocorrer no período de 26 de Março a 23 de Abril, através dos seminários de renovação do comitê. O processo de renovação envolve todos os municípios que compõem a bacia hidrográfica do Salgado.

Participaram do encontro 23 participantes, entre eles membros do comitê da Bacia do Salgado e representantes da FAMUVA,CAGECE, Ministério Público, Defesa Civil, STTR Várzea Alegre, Câmara de Vereadores, Câmara Municipal de Várzea Alegre, além de técnicos de colaboradores da gerência da Cogerh no Crato.