VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce terá foco na gestão compartilhada

24/07/2019 # # # #

O encontro reunirá prefeitos, secretários municipais e estaduais, além de gestores e técnicos do Programa, em âmbito Nacional e Estadual

O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional vai realizar nesta quinta-feira (25) o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce. O evento acontecerá no Meridional Convenções Center, com programação durante todo o dia.

Nessa oitava edição do Encontro, o tema será o papel dos Estados, municípios e comunidades na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização com foco na saúde e educação. O evento contará com a presença do secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira, representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e Agência Nacional das Águas – ANA, além de prefeitos, secretários municipais e estaduais, gestores e técnicos do Programa.

Para o coordenador estadual do Programa Água Doce- PAD, Ricardo Medeiros, a parceria entre o poder público municipal com o Estado e União fazem com que a metodologia do PAD seja fortalecida, melhorando, mais ainda, a gestão de abastecimento hídrico do Ceará. “O tema da gestão compartilhada é essencial no processo do Água Doce, que é um Programa que precisa que todas as partes cumpram seu processo para ser bem executado”.

PAD no Ceará

Resultado de um investimento de cerca de R$50 milhões, 252 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) estão beneficiando comunidades de 44 cidades do Ceará com aproximadamente 120 mil pessoas. Durante a primeira gestão do Governador Camilo Santana, o Ceará foi destaque na agilidade e competência de instalação. O número de dessalinizadores instalados chegou a representar metade de todos os dessalinizadores implantados nos 10 estados atendidos pelo PAD.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenado atualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda, em comunidades difusas do semiárido.

Serviço:

VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce

Data: 25/07/2019

Horário: 9h às 17h

Local: Meridional Convenções Center – Av. Santos Dumont, 779 – Centro, Fortaleza – CE

 

Fonte: Informações da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH)