Perímetro Irrigado do Alagamar acompanha operação no açude Orós

16/10/2019

Após mobilização da Cogerh, grupo de 40 pessoas da zona rural de Jaguaretama acompanharam a operação do açude Orós

Usuários de água bruta e moradores do perímetro irrigado do Alagamar acompanharam informações sobre a operação prevista para o segundo semestre no açude Orós. Técnicos e gestores da Cogerh conversaram com o grupo nesta terça-feira (15), na zona rural de Jaguaretama. A ação decorre de uma mobilização realizada pela Cogerh para informar a comunidade sobre a operação no açude Orós.

A apresentação ocorre após a definição das premissas de operação aprovadas pelos Comitês de Bacia da região. No Orós, a decisão foi pela macrovazão média de de 2,5 m³/s. O encontro procurou sensibilizar, todavia, a comunidade frente a longa estiagem que atravessa o estado do Ceará, em especial a região Jaguaribana, com destaque para o baixo nível de água do reservatório. O açude Orós é o responsável pela perenização do rio Jaguaribe até a região do Alagamar.

Hermilson Barros, gerente regional da COGERH/Limoeiro do Norte, explicou sobre o trabalho de fiscalização realizado em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará – SRH, com foco para a fiscalização in loco dos usuários.

Além do trabalho de fiscalização, representantes da COGERH/Limoeiro do Norte, fizeram um breve histórico do papel e missão da Companhia na gestão dos recursos hídricos, além da explanação da operação prevista para ao açude orós. Os responsáveis pela operação do perímetro irrigado do Alagamar e pela pela operação da Adutora de Montagem Rápida – AMR de Jaguaretama também estiveram no encontro.

O evento contou com a participação de 40 pessoas. Participaram ainda o prefeito municipal de Jaguaretama, Glairton Cunha, vereadores do município e Secretaria do Desenvolvimento do Ceará – SDA.