Evento internacional estabelece cooperação científica entre Israel e Brasil

 

A metodologia de gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi uma das pautas da programação da Conferência BIWARDE 2018 (Brazil-Israel Water, Agriculture Research and Development) ou Conferência Brasil-Israel de Pesquisa e Desenvolvimento em Água e Agricultura.

Na ocasião, o presidente da Companhia, João Lúcio Farias,apresentou a metodologia de trabalho da Cogerh e frisou os desafios enfrentados pela gestão de águas no prolongado período de seca que o estado atravessa. Farias integrou a mesa “Water Resources Management: supply, demand and conflict”, mediada pelo professor do departamento de engenharia ambiental e hidráulica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco de Assis Souza. A engenheira ambiental da UFC, Ana Bárbara Nunes, também integrou a mesa.

A metodologia da alocação negociada de água e a mediação de conflitos foi destaque da apresentação. João Lúcio denominou essa experiência como “ um dos grandes diferenciais da gestão de águas do Ceará”.

Farias ainda apontou a educação do uso da água como um dos grandes desafios da gestão de recursos hídricos do Estado. “Repensar o consumo e conscientizar as populações para melhorar a eficiência da água são desafios urgentes”, frisou Farias. “Para isso o investimento em reuso de água é essencial”, completou.

Projetos de dessalinização de água e a implementação do Malha d’Água também foram citados no encontro. As ações são para aumentar a oferta hídrica em regiões do Ceará e melhorar a eficiência do uso da água.

 

O EVENTO

A Conferência BIWARDE ocorre até quinta-feira (22) no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz). O Evento estabelece uma nova plataforma de cooperação científica em rede entre os dois países, que possuem em comum a busca por soluções sustentáveis para as áreas desérticas e secas.

Compartilhe:

categorias: | Notícias
tags: