Jaguaribe: Cogerh analisa Sistema Orós/Feiticeiro com gestores e usuários

18/10/2019

Até o final do ano será realizada nova descarga para o açude Pedra Branca, de modo a garantir o abastecimento dos distritos

Com o objetivo de discutir e acompanhar a operação do Sistema Hídrico Orós/Feiticeiro, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio das Gerências Regionais de Limoeiro do Norte e Iguatu realizou ontem (17) uma reunião informativa. A ocasião ocorreu na Colônia de Pescadores do açude Joaquim Távora, em Jaguaribe, com a presença de usuários e membros da comissão gestora do sistema hídrico, que garante o abastecimento dos distritos de Nova Floresta e Feiticeiro, ambos no município de Jaguaribe.

O Gerente Regional de Iguatu, Anatarino Torres, apresentou as ações que estão sendo realizadas pela Cogerh para assegurar o abastecimento do açude Pedra Branca, onde localiza-se a captação do SAAE Jaguaribe que abastece os dois distritos. Para a operação 2019.2, a vazão média aprovada durante a alocação dos Vales do Jaguaribe para o Sistema Orós/Pedra Branca foi de 200 L/s, sendo que a média da transferência já encontra-se em 179 L/s. O Gerente ressaltou que é preciso prudência para não ultrapassar os limites estabelecidos, frisando que antes do final do ano ainda será realizada uma nova descarga para o açude Pedra Branca de modo a garantir o abastecimento dos dois distritos até a próxima quadra chuvosa.

A gerência regional de Limoeiro do Norte realizou uma apresentação citando o baixo nível dos reservatórios do Baixo e Médio Jaguaribe, destacando as ações desenvolvidas pela fiscalização para assegurar o abastecimento das cidades ao longo do rio Jaguaribe.

Nas discussões, representantes do Distrito de Feiticeiro levantaram sua preocupação com a qualidade da água do açude Pedra Branca que é fornecida para a população. Foi solicitada a disponibilização de máquinas escavadeiras para construção de poços de Jacó para aprofundar os locais de captação das comunidades no entorno do açude Joaquim Távora.

O evento contou com a presença de representantes da Comissão Gestora do Sistema Orós/Feiticeiro, da Prefeitura e Câmara Municipal de Jaguaribe, da Sociedade Civil, do DNOCS e das equipes técnicas da Cogerh Bacias do Alto, Baixo e Médio Jaguaribe.