Fórum Cearense de Comitês de Bacia discute melhorias na gestão de águas do Estado

23/09/2019

Dentre as reivindicações dos colegiados está a conclusão da instalação de poços em alguma regiões do Estado. O intercâmbio de experiências de gestão dos recursos hídricos também foi tema do encontro

” Esse espaço é para melhorarmos a gestão dos recursos hídricos. É o nosso espaço e temos sido reconhecidos por isto”. A fala do presidente do Comitê do Acaraú, José Maria Gomes, traduziu a essência do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, evento que  reuniu lideranças dos 12 comitês de Bacia do Estado nos últimos dias 19 e 20 de setembro para, dentre outras pautas, discutir e intercambiar experiências de gestão compartilhada dos recursos hídricos Ceará.

Na ocasião, o grupo deliberou pelo envio de um documento ao governador Camilo Santana reivindicando a instalação de poços em algumas regiões do estado. O documento deve ser debatido no próximo encontro do chefe do executivo com representantes dos Comitês, com data ainda a ser definida.

O presidente do Comitê de Bacia do Banabuiú, Chico Almir, e o representante do Comitê do Curu, Daniel Gomes da Silva, reivindicaram mais poços. Ao final do encontro, a plenária redigiu documento que pede ao governador celeridade na instalação das estruturas.

A demanda por mais poços também foi acompanhada pela manifestação do grupo contrária ao uso de agrotóxicos. A plenária definiu, durante deliberação sobre o assunto, assinar moção de repúdio contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e debater o assunto nacionalmente, apresentando o documento durante o Encontro Nacional de Comitês de Bacia(Encob), nos próximos dias 21 a 25 de Outubro, em Foz do Iguaçu.

Intercambio de Projetos

O Fórum também reservou espaço  para os comitês explanarem as atividades e ações executadas durante o ano. O Comitê de Bacia da Região Metropolitana, por exemplo, destacou a visita técnica feita pelo colegiado às instalações da estação de bombeamento Castanhão e ao porto do pecém. “O Comitê reconhece que só pode defender aquilo que conhecem. Essas capacitações contínuas são importantes para o empoderamento do colegiado”, comentou a coordenadora de gestão da Cogerh-Gerência Metropolitana, Cléa Rodrigues.

 

XXI Encob

Os representantes dos Comitês se preparam, ainda, para o Encontro Nacional de Comitês de Bacia (Encob). Dois representantes de cada comitê serão selecionados e irão para o encontro nacional, que ocorrerá entre os dias 21 a 25 de outubro em Foz do Iguaçu. O momento é importante para intercâmbio de gestão entre todos os Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil.