Dados técnicos sobre reservatórios do vale foram divulgados; grupo começa a pensar cenários de alocação

Representantes dos Comitês do Vale do Jaguaribe e Banabuiú participaram da construção dos cenários de alocação de água para período de 2019. Os múltiplos usos do recurso e as propostas de alocação foram objetos de deliberação entre lideranças dos comitês cearenses e a equipe técnica da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A reunião aconteceu nesta sexta-feira (22), na sede da Cogerh, em Fortaleza.

“Esse momento atende a uma solicitação dos cinco Comitês envolvidos. Deverá servir para que se debatam mais amiúde os cenários, isso facilitará a reunião de alocação negociada de água”, reforçou João Lúcio Farias, diretor-presidente da Cogerh. O próximo passo agora é definir os cenários de alocação de água na Assembleia de Alocação de águas dos Vales Jaguaribe e Banabuiú, prevista para acontecer ao final da quadra chuvosa, com todos os membros dos comitês que compõem a região Jaguaribana

O grupo avaliou, ainda, a operação realizada nos reservatórios durante o segundo semestre de 2018 e destacou as ações realizadas pela Companhia para garantir o sucesso da operação nos reservatório. Campanhas de fiscalização nos açudes e medições de vazão foram algumas das ações citadas.

A expectativa para o período de chuvas e aportes nos açudes cearenses são aguardados e monitorados pela equipe técnica da Cogerh e pelos comitês de bacia. A Funceme, importante parceira no processo de gestão dos Hídricos do Estado, auxilia neste momento. ” Nós temos uma relação muito próxima com a Funceme, estamos sempre em alerta e traçando cenários de acordo com os prognósticos”, reforçou Bruno Rebouças.

Compartilhe:

categorias: | Notícias | Segurança Hídrica
tags: