Comitês do Salgado, Banabuiú e Jaguaribe fazem avaliação da alocação negociada de águas

29/03/2019

Evento aconteceu no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro

 

Membros dos comitês de Bacias do Salgado, Banabuiú e Alto, Médio e Baixo Jaguaribe reuniram-se na manhã desta quinta-feira (28.03), em Limoeiro do Norte. O encontro, que contou com participação da diretoria e das gerências regionais da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), teve como objetivo promover uma avaliação da Alocação Negociada de águas dos vales do Jaguaribe e Banabuiú.

“Todos os anos, nesse período, fazemos essa avaliação. Trata-se de um momento de prestação de contas, no qual mostramos os dados da operação em relação ao que ficou acordado na reunião de alocação”, explica João Lúcio Farias, presidente da Cogerh. Segundo ele, o momento também serve para preparar a próxima reunião de alocação, que acontece sempre ao final da quadra chuvosa.

Na abertura dos trabalhos, João Lúcio destacou a importância do momento que os comitês de bacias estão vivendo no cenário local. Segundo ele, o governador Camilo Santana passou a receber representantes dos comitês de bacias duas vezes ao ano. “Isso é uma demonstração de que o governador quer dialogar diretamente com os usuários de água. E, ele mesmo ouvir e, na medida do possível, atender as reivindicações vindas da base”, comentou.