Comitê do Curu promove II encontro para renovação de membros

06/11/2019

II Encontro  de Renovação envolveu candidatos dos municípios de Itatira, Canindé, Caridade e Paramoti

A cidade de Canindé recebeu, durante esta terça-feira (05), o II Encontro Regional para renovação das instituições membro que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu.  Instituições dos municípios de Itatira, Canindé, Caridade e Paramoti candidataram-se as vagas no colegiado. O momento faz parte do processo de renovação da entidade para o período de 2020 a 2024 e obedece a política estadual de Recursos Hídricos, reservando percentual de participação de 30% dos membros para o segmento Sociedade Civil; 30% para Usuários de água; 20% para Poder Público Municipal e 20% para Poder Publico Estadual e Federal. Veja edital de renovação aqui AQUI.

Na ocasião, os candidatos acompanharam uma explanação sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, a composição de um comitê de Bacia Hidrográfica e os critérios para participar do processo de renovação do Comitê. Para ingressar no Comitê as instituições devem desenvolver trabalho referente a recursos hídricos e meio ambiente na região do Curu. O encontro reuniu também representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA, Secretaria de Recursos Hídricos – SRH e poder Público Local, além da Cogerh.

Mais dois encontros estão previstos para ocorrer antes da eleição dos novos membros, prevista o dia 14 de janeiro de 2020. A Comissão Coordenadora da Renovação – CCR esteve representada pelo Sr. Antonio Alzemar (Mazinho Oliveira) e pela Sra. Elisângela Neres, além de alguns membros da atual composição e novas instituições presentes.

Estiveram presentes representantes membros do Comitê dos respectivos municípios, além de representante da gerência de gestão participativa da Cogerh e técnicos do núcleo de gestão da gerência regional da Cogerh em Pentecoste, enquanto secretaria executiva do Comitê do Curu.