A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA, com apoio do setor de Recursos Humanos

 

O estresse é quase sempre motivado por estímulos externos que provêm do trabalho, do lar ou dos demais afazeres da vida. Estes estímulos agem no psiquismo da pessoa, estimulando sentimentos tais como medo, raiva e culpa, que irão, por sua vez, provocar uma reação do sistema nervoso provocando as consequências físicas do estresse. A Ginástica Laboral atua na prevenção e no combate ao estresse, causando bem-estar e alívio das tensões. Além disso, os exercícios ajudam a reavaliar o modo de pensar, organizar seu tempo, espaço e atuação.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA, com apoio do setor de Recursos Humanos da Cogerh, têm proporcionado aos seus colaboradores, uma série de serviços associados como: Ergonomia, Palestras Informativas sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida. Hoje, em parceria com a FIC (Faculdades Integradas do Ceará), a Companhia está implementando, em caráter experimental, um Programa de Ginástica Laboral, que visa aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários e diminuir o índice de doenças ocupacionais.

Os exercícios são elaborados e aplicados de acordo com as exigências físicas laborais sobre as várias estruturas osteomusculoligamentares dos trabalhadores. A modalidade selecionada, preparatória, tem aplicação antes do início das atividades de trabalho, aquecendo o corpo e preparando-o para exercer a atividade laboral, com duração geralmente de 5 a 10 minutos. Tem como objetivo preparar o funcionário para suas atividades, aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.

Atualmente, nas empresas a Ginástica Laboral está suprindo, pelo menos em parte, a necessidade de um espaço de liberdade, de uma quebra de ritmo, na rigidez e na monotonia do trabalho. Ao participar os colaboradores descobrem que é um momento, onde podem expandir o corpo, a mente e o espírito. Sendo possível relaxar e abrir mão do autocontrole, livres de risco de acidentes, erros e tensões decorrentes. Podem sair das posturas automatizadas, conversar com seus colegas e desligar das pressões aliviando o estresse. A ginástica laboral preenche também uma carência de atenção e valorização das pessoas, sendo percebida como uma diferença da empresa para com elas e um sinal de humanização do ambiente de trabalho.

Convidamos os colaboradores da Cogerh a participarem da Ginástica Laboral todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 08:10h, no Auditório do Espaço das Águas.

 

 

Vanja Boaventura-vanja.boaventura@cogerh.com.br

Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) – Cogerh

Fones: 3218.7024 / 8895.9225.

 

Compartilhe:

categorias: | Notícias
tags: