Cogerh e UFC assinam Termo de Cooperação Técnico-Científica

14/08/2019 # # # #

Acordo tem por objetivo o desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico

Foto: Ribamar Neto/UFC

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) firmaram, nesta terça-feira (13) Termo de Cooperação Técnico-Científica estabelecendo instrumento formal de relação bilateral entre as instituições na área dos recursos hídricos.

Há muito anos, a Cogerh vem trabalhando de forma conjunta com a UFC, mas maneira informal. Essa formalização é um sonho de muito tempo que estamos realizando. E agora temos a possibilidade de que a Universidade possa avaliar melhor esse nosso trabalho e possa ajudar a aprimorar nossas ferramentas de trabalho”, disse o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.

Para o professor Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da UFC, a Cogerh é “uma espécie de joia da coroa, um exemplo que o Sistema Nacional de Recursos Hídricos sempre usa como referência importante”. Por outro lado, a UFC vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma capacidade institucional muito importante na questão da água. “Agora chegamos ao momento de unir formalmente essas vertentes”.

O documento assinado tem por objeto promover a mútua cooperação técnico-científica entre as instituições “com vistas ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico. Essa cooperação se dará no âmbito dos seis eixos de atuação da Cogerh: Desenvolvimento Institucional, Estudos e Projetos, Gestão Participativa, Instrumentos de Gestão, Monitoramento e Operação e Manutenção”

Também visa promover ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de recursos hídricos, realizando esforços no sentido do planejamento e implantação de um Centro de Águas.

Ainda segundo o termo de colaboração, entidades (Cogerh e UFC) se comprometem a alocar, dentro de suas possibilidades, recursos humanos e materiais “desde que envolvidos em projetos conjuntos, mediante prévio entendimento e respeitados seus regulamentos”.

O Termo de Cooperação Técnico-Científica terá vigência de 60 (sessenta) meses.

Parceria para criação de “Centro de Águas”

O Governo do Ceará e a Universidade Federal do Ceará assinaram, na tarde dessa terça-feira (13), portaria para o estabelecimento de um grupo de trabalho que planejará a criação de um “centro de águas”. A ideia é criar um ente que se empenhará no desenvolvimento da cadeia produtiva dos recursos hídricos. O novo equipamento, cujo nome ainda não está definido, deverá funcionar no Parque Tecnológico da UFC e terá como papel unir o conhecimento da academia às políticas públicas estaduais.

Além do reitor da Universidade federal do Ceará, Henry Campos, a portaria recebeu assinatura de representantes das seguintes instituições: Secretaria dos Recursos Hídricos do Governo do Estado do Ceará (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O grupo de trabalho irá definir a forma institucional de operacionalização do centro. “Temos no Ceará a formação de recursos humanos na Universidade, temos capacidade técnica instalada no Estado de extrema relevância e uma possibilidade de inovação científico-tecnológica no sistema de recursos hídricos. Para isso, faltava uma articulação institucional que possibilitasse uma maior integração e uma produção de maior sinergia entre esses diversos componentes do sistema, e essa é a proposta desse centro”, avalia o professor Assis Filho, do Departamento de Engenharia da UFC.