Baixo Jaguaribe: Comitê de Bacia discute situação hídrica da região e acolhe novos membros

16/09/2019

Na ocasião, foi realizado o preenchimento de três vacâncias do colegiado; o grupo também discutiu a situação dos abastecimentos e obras previstas para as cidades da bacia do Baixo Jaguaribe

Colegiado reunido em Jaguaruana

 

Durante reunião sistemática que define a gestão hídrica da bacia do Baixo Jaguaribe, membros do Comitê do Baixo Jaguaribe e técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), discutiram o abastecimento hídrico da região e definiram questões administrativas, como preenchimento de vacâncias e nomeação de membros para diretoria. O encontro ocorreu na última quinta-feira (12), em Jaguaruana, interior do Estado.

O presidente do Comitê, Aridiano Belk, expressou o sentimento de orgulho de estar liderando o colegiado. “Não se faz nada sozinho, por isso que parabenizo todos os membros do comitê que direta ou indiretamente contribuem para que a gestão participativa de recursos hídricos seja uma realidade, não apenas na bacia do Baixo Jaguaribe, mas juntamente com o trabalho dos demais comitês de bacia, em todo o Estado do Ceará”, completou.

Dentre outros assuntos, a pauta do encontro englobou preenchimento de vacâncias do colegiado criadas após a publicação do Novo Regimento no Diário Oficial do Estado. Segundo o regimento, a disponibilidade é para 01 vaga no segmento usuário, 01 vaga no segmento sociedade civil organizada, 01 para poder público municipal e 03 vagas para poder público estadual/federal).

O grupo acompanhou também a situação hídrica das Sub-bacias do Baixo e Médio Jaguaribe, através de apresentação técnica ministrada pela Cogerh. Técnicos da Sohidra também trouxeram informações ao colegiado sobre o andamento das obras do Cinturão das Águas do Ceará – CAC. A obra aguarda mais recursos do governo federal para finalização.

Preenchimento de Vacâncias

Na oportunidade, foram preenchidas três (03) vacâncias de instituições/membros do colegiado. Foram elas: Meri Pobo Agropecuário LTDA, no segmento usuários; Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaguaruana – STRAAF Jaguaruana, no segmento sociedade civil e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, integrante do segmento poder público estadual/federal.

Eleição de membros da diretoria

Novos integrantes do Comitê passaram a fazer a parte da diretoria, com anuência da plenária presente. Em virtude da saída do membro da Federação das Associações do Perímetro Irrigado do Jaguaribe (FAPIJA), Karlos Welby, e consequentemente, da vice-presidência do CSBH Baixo Jaguaribe, o Sr. Cláudio Pinto que ocupava até então o cargo de secretário, ascendeu para a vice-presidência, o Sra. Noilda Rocha passou a ocupar o cargo de secretária e o Sr. Pedro Miguel veio a ser empossado como Secretário Adjunto.

O evento contou com a presença de 33 instituições membros do Colegiado, e com 18 convidados. A Regional da COGERH situada em Limoeiro do Norte esteve representada pelo seu quadro de técnicos (as) tanto do Núcleo Operacional quanto do Núcleo de Gestão Participativa.