Açude Santo Antônio De Russas define nova Comissão Gestora

21/12/2018

Diagnóstico institucional e organizacional do açude foi apresentado durante o seminário de Renovação

A Comissão Gestora do Açude Santo Antônio de Russas realizou nesta quarta, 19 de dezembro, um Seminário de Renovação. O encontro ocorreu na Igreja católica do Distrito de Bonhu, no município de Russas, momento onde foram definidos os novos membros da Comissão.

Único açude monitorado pela Cogerh na bacia do Baixo Jaguaribe, o açude Santo Antônio de Russas, é de domínio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs. Tendo sido construído em 1927, tem capacidade de acumulação de 24 milhões de m3, e desde o ano de 2004 é operado pela Cogerh Limoeiro do Norte em parceria com o Dnocs.

Na abertura do evento, o Sr. Aridiano Belk, presidente do Csbh Baixo Jaguaribe, frisou a importância da comissão gestora como um ente vinculado ao Comitê de bacias, que tem papel de auxiliar na gestão participativa dos açudes isolados, como é o caso do Santo Antônio de Russas.

O chefe da Unidade de Campo do Dnocs em Morada Nova, Audísio Girão, ressaltou que a formalização das Comissões Gestoras foi iniciada pelo Dnocs e, como foi uma ideia que deu bons resultados, foi incorporado pela Cogerh e pelo Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

O Seminário foi coordenado pelo Analista em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh Limoeiro do Norte, Cleilson Almeida, que esclareceu o papel e atribuições da Comissão Gestora, e apresentou a metodologia do trabalho de renovação, bem como o resultado do Diagnóstico Institucional e Organizacional do açude, onde foram realizadas visitas a diversas entidades/instituições dos segmentos Poder Público, Sociedade Civil e Usuários de água.

Ao final das discussões foi eleita a nova Comissão Gestora do açude Santo Antônio de Russas para o mandato 2019-2023, que tem a seguinte composição:

Poder Público Municipal: Prefeitura Municipal de Russas, Prefeitura Municipal de Palhano e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs;

Sociedade Civil: Associação Esperança da Comunidade de Almas – Palhano, Sindicato dos Trabalhaladores(as) Rurais e Agricultores(as) Familiares de Russas, Associação Comunitária Antônio Moreira de Sousa de São Pedro – Russas; Escola Uirandé Augusto Borges – Russas;

Usuários: Cagece UNBBJ, Sisar BBJ, Associação Comunitária Solón José da Silva – Russas, Associação Comunitária de Riacho do Barro e Angico do Aureliano – Russas, Associação José Matoso Sobrinho – Capim Grosso – Russas; Associação dos Produtores Rurais de Lagoa do Teixeira – Russas e Associação Francisco Aceles Franco Bonhu – Russas.

Estiveram presentes representantes de entidades/instituições do Poder Público, Sociedade Civil e Usuários de água do açude, além da equipe da Gerência regional da Cogerh em Limoeiro do Norte.