Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem à Cogerh

20/11/2018

Companhia completa 25 anos

Em reconhecimento aos 25 anos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e ao trabalho desempenhado pelo órgão na consolidação da gestão de águas no estado, a Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quarta-feira (21), às 15h, sessão solene em comemoração ao aniversário da companhia.

Na ocasião, serão homenageadas personalidades que contribuíram para a conservação e gestão dos recursos hídricos no Estado. São eles: O professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, Francisco de Assis Souza Filho, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o ex-presidente da Cogerh, Francisco Lopes Viana, a consultora técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Rosana Garjuli, o primeiro presidente da Cogerh, Luis Carlos Pontes, o consultor e especialista em Recursos Hídricos, Pedro Molinas, o secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira, e o secretário adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos, Ramon Flávio Rodrigues.A solenidade foi requerida pelo deputado estadual Moizés Braz (PT) e será aberta a convidados e ao público em geral.

Trajetória de consolidação na gestão dos Recursos Hídricos

Nesses 25 anos, a Cogerh consolidou-se no plano nacional e internacional como uma das principais instituições de gestão de água do mundo. A interface com a sociedade, representada pela constituição dos Comitês de Bacia Hidrográficas norteia ações tomadas pela empresa. A operação e gestão dos reservatórios cearenses também é um de seus pilares. A Companhia é responsável pelo gerenciamento e disciplinamento de mais de 90% das águas acumuladas no Estado, estando sob sua administração 155 açudes públicos estaduais e federais, além de reservatórios, canais e adutoras das 12 bacias hidrográficas do Ceará.

A Cogerh é responsável também pelo desenvolvimento de estudos e projetos nas diversas Bacias Hidrográficas do Estado, englobando águas superficiais e subterrâneas e estudos ambientais, preconizando a conservação e a racionalização dos usos da água.

“A Cogerh representa um trabalho pioneiro não só no Ceará, mas acredito que no Brasil em gestão de recursos hídricos. A marca principal da instituição é essa parceria que ela desenvolve com a sociedade como grande elo de ligação entre a sua equipe técnica e a sociedade, usuários de água, ambientalistas, poder público municipal, estadual e até órgãos da União. O estado do Ceará nesse aspecto é único e a Cogerh é a grande Agência de Águas Estadual.” Francisco Teixeira (Secretário de Recursos Hídricos do Ceará e ex-funcionário da Cogerh)

 

“A Cogerh é pra mim uma experiência muito profunda. A gente precisou fazer um esforço maior de leitura e de compreensão da realidade do semiárido cearense com relação à gestão de recursos hídricos e a dinâmica social para fincarmos uma política de gestão pioneira. Eu aprendi muito com as pessoas com as quais convivi nessa trajetória e me sinto muito feliz em fazer parte dessa história.” João Lúcio Farias (Presidente da Cogerh)

 

 

“A Cogerh não só tem consolidado a gestão da infraestrutura hídica, como tem avançado em metodologias e ferramentas importantes de gestão, tanto que a implantação da Agência Nacional de Águas (ANA) teve como inspiração a Cogerh.” Francisco Lopes Viana (Ex- Presidente da Cogerh)