Sobe para 44 número de açudes sangrando no Ceará
O mês de abril iniciou de forma positiva para os reservatórios cearenses após os registros das últimas precipitações. Já são 44 açudes monitorados transbordando no Ceará. Os dados são desta quinta-feira (04/04). Outros 17 reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.
Os açudes, Quixeramobim, Desterro, em Caridade, Poço Verde, em Itapipoca e Umari, em Madalena, foram alguns dos últimos a atingir a capacidade máxima. O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 47% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.
No sertão central, há a expectativa da sangria do açude Quixeramobim. O curral velho, no sertão central, e o pesqueiro, na região metropolitana de Fortaleza, estão com mais de 99% da capacidade total, podendo verter a qualquer momento.
Por outro lado, 31 reservatórios registram menos de 30% da capacidade total.
As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.
De acordo com o monitoramento da Cogerh, o aporte de água aos açudes cearense se dá, principalmente, no trimestre março, abril e maio, sendo o mês de abril o que historicamente registra maior volume aportado.
O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, comemora a boa recarga dos açudes e frisa que ainda é necessário aguardar o período de chuvas de abril e maio para fazer uma avaliação. “Até lá, nunca é demais lembrar do uso cauteloso e prudente da nossa água, visto que vimemos numa região semiárida e não temos certeza de como será a próxima quadra chuvosa”, finalizou Tércio.
Lista de açudes vertendo:
Veja a lista de açudes vertendo aqui: http://www.hidro.ce.gov.br/
Compartilhe:
