Bacia do Salgado: Definida operação nos Açudes Prazeres e Cachoeira
Operações são válidas até o segundo semestre de 2021
Nesta última semana, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos reuniu-se junto ao Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Salgado para tratar sobre o processo de alocação dos Açudes Prazeres, localizado no município de Barro, e Cachoeira, localizado no município de Aurora. Após deliberação entre os membros das comissões responsáveis pelos respectivos reservatórios, foram aprovadas as vazões de 100 l/s para o Açude Prazeres e 56 l/s para o Açude Cachoeira.
Em cada uma das reuniões, o Coordenador do Núcleo de Gestão da Cogerh – Crato, Rafael Landim, comentou sobre as regras de convivência em reuniões virtuais e as dinâmicas das reuniões de alocação no formato virtual. Em seguida, o Coordenador do Núcleo Operacional, Otalício Neto, apresentou a situação hídrica dos reservatórios do Estado do Ceará, com ênfase nos açudes pertencentes à Bacia do Salgado.
O ponto central de discussão em ambas as reuniões foi a definição de operação dos Açudes Prazeres e Cachoeira, respectivamente. As comissões responsáveis por cada um desses reservatórios avaliaram e aprovaram as propostas de vazões. Para o Açude Prazeres, foi definida a liberação de uma vazão contínua de 100 l/s e outra de 350 l/s, sendo esta última válida apenas durante 30 dias, quando ocorrer o período de onda de cheia no reservatório. Quanto ao Açude Cachoeira, os membros votaram e decidiram liberar uma vazão contínua de 56 l/s, operação válida apenas para o segundo semestre de 2021.
Participaram das reuniões membros da diretoria do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Salgado, entre eles o Presidente do comitê, Wyldevânio Vieira, o Primeiro-Secretário, Cícero Dias, e a Segunda-Secretária, Cícera Aristides, e colaboradores da Cogerh-Crato entre eles o Gerente Regional, Alberto Medeiros, o Coordenador do Núcleo de Gestão, Rafael Landim, o Coordenador do Núcleo Operacional, Otalício Neto, a Técnica do Núcleo de Gestão, Geryslândia Grangeiro, a Assistente Administrativa, Nayara Ribeiro, e a Estagiária de Comunicação, Ana Lara.
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