Próximo passo do Planejamento será guiado por decisões dos Grupos de Trabalho formados

O Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza recebeu, nesta quarta-feira (13), Capacitação referente ao 3º módulo sobre Planejamento Estratégico, sob direção de Rossana Câmara, analista da Gerência de Recursos Hídricos da Cogerh.

O encontro se deu de forma online, reunindo os membros do CBH RMF sobre os seguintes temas: O que são objetivos estratégicos; Como elaborar objetivos estratégicos; O que são planos de ação; Como elaborar planos de ação.

O objetivo do módulo ministrado foi explorar mais sobre o conceito de objetivo estratégico, a fim de entender de que forma o CBH poderá alcançar tudo que foi proposto no tópico Visão, estabelecendo as devidas melhorias.

A partir daí, para cada objetivo estratégico deverá haver um plano de ação detalhado sobre como alcançar os objetivos traçados. Os planos deverão responder aos tópicos: o que será feito, quem fará, quando será concluído, como será feito, onde e por quê.

A respeito da oficina de trabalho, a coordenadora do núcleo de gestão das bacias metropolitanas, Clea Rocha, ressaltou a importância da Capacitação.

“Toda a metodologia explanada foi muito útil para que o Comitê possa pensar por si mesmo quais serão as prioridades da nossa bacia e quais métodos poderão ser utilizados para chegarmos ao resultado esperado”, afirmou Clea.

O próximo passo será a construção de objetivos previstos metodologicamente, em que cada Grupo de Trabalho por eixo de atuação (Capacitação e Comunicação/Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente) se reunirá para traçar metas para alcançar a visão de futuro e, então, traçar os planos de ação para a realização delas.

Compartilhe: