Francisco Teobaldo, dos Sertões de Crateús, foi eleito como Conselheiro Independente

Foi realizada hoje (29) a eleição do Conselheiro Independente que irá representar os Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará no Conselho de Administração da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Francisco Teobaldo Gonçalves Marques, secretário-adjunto do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, foi eleito como o novo representante com 11 votos válidos (de um total de 12).

A votação foi realizada pelos representantes dos doze comitês de bacias hidrográficas do Ceará em reunião virtual conduzida pela Comissão Eleitoral e com o apoio da Cogerh. Antônio Treze, chefe de gabinete, participou da abertura da reunião representando a presidência da Companhia. O conselheiro independente eleito assumirá a posse do cargo amanhã, ocupando a posição durante o biênio 2020-2022.

Perfil

Francisco Teobaldo é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com atuação na Prefeitura de Crateús, onde passou pelas secretarias de agricultura e da defesa civil. Sempre ligado à questão dos recursos hídricos, participou do Comitê Integrado da Seca, tendo coordenado a perfuração de poços e acompanhado a construção do açude Carnaubal, bem como a formação da Associação dos Usuários de Água do açude, entidade que representa no Comitê dos Sertões de Crateús.

Para ele, este é o coroamento de uma trajetória de luta pela defesa das águas e do meio ambiente. “Os Comitês demonstraram que é possível a união, e me sinto preparado para contribuir neste grupo, agindo e defendendo os interesses comuns de todos para um bom gerenciamento dos recursos hídricos”, afirma.

 

Saiba mais

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, cuja missão é administrar, proteger e valorizar o patrimônio da Companhia. Dentre as funções do grupo estão o monitoramento e aperfeiçoamento do plano de trabalho, da Governança Corporativa, de políticas internas das diversas áreas de atuação da Companhia e a avaliação de sua gestão.

De acordo com a definição do Estatuto Social, o Conselho de Administração é composto por sete membros, sendo um Conselheiro Presidente, três de indicação do acionista majoritário da Companhia, um representante dos empregados públicos, um representante dos comitês de bacias hidrográficas do Ceará e o Diretor Presidente da Cogerh.

Compartilhe: