Projeto Análise, Redesenho e Automação de Processos

31/08/2018

O objetivo do mapeamento e redesenho dos processos é prover clareza quanto às responsabilidades de cada área dentro da Instituição, em cada processo de negócio, de forma a alcançar um objetivo comum.

Atualmente, eficiência não se traduz apenas em uma divisão de funções com uma especialização cada vez maior do indivíduo, na busca por vantagens competitivas em uma função específica. A eficiência de um negócio está na sua capacidade de gerar valor para seus clientes.

A fim implantar na COGERH uma política de gestão informacional capaz de aperfeiçoar as ações, melhorando o desempenho e a qualidade das atividades desenvolvidas, trazendo um resultado satisfatório para o acompanhamento e execução das suas políticas, foi desenvolvida, como projeto piloto, a automação do Processo de Outorga.

O objetivo são serviços de análise, modelagem, redesenho e automação de processos com a plataforma Bizagi, com vistas à melhoria de produtividade dos recursos da empresa. Os processos serão modelados com a aplicação dos conceitos da abordagem BPM (Business Process Management) de gerenciamento de processos de negócio.

O termo Business Process Management System (BPMS) refere-se aos sistemas de gestão de processos de negócio. Pode-se definir um BPMS como uma categoria de software que visa atender o ciclo completo da Gestão de Processos, que inclui redesenho, modelagem, implementação, monitoramento e otimização de processos. O BPMS produz transparência ao negócio através do controle, aumentando consideravelmente o poder de acompanhamento e organização do trabalho; rastreabilidade e visibilidade do processo em execução (do início ao fim) em tempo real, fato que ajuda os gestores a ajustarem os processos para trazer valor ao negócio e aos clientes; conhecimento do processo e rapidez nas mudanças, quando necessárias, e economia.

Em suma, a automação do processo de Outorga, ajudará a COGERH a saber onde o processo está parado, com quem, quanto tempo foi gasto entre uma atividade e outra, alertas, falhas, custos etc.