A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é a instituição responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos no Ceará, de forma descentralizada, participativa e integrada, destinado a solucionar problemas referentes ao uso, controle e conservação dos recursos hídricos, objetivando promover o acesso à água, beneficiando a coletividade, visando o desenvolvimento sustentável.

A Cogerh promove projetos e ações de responsabilidade socioambiental visando à implementação de critérios de sustentabilidade nas diversas atividades da companhia, contribuindo para a conservação do meio ambiente, buscando a melhoria das condições de vida da sociedade, além de buscar cumprir os princípios, diretrizes e salvaguardas em sua totalidade.

O Programa de Responsabilidade Socioambiental visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho através da inserção de critérios que envolvam mudanças comportamentais e transformações nas ações públicas relacionadas com o uso racional da água, gerenciamento de resíduos sólidos e as construções sustentáveis.

Numa perspectiva de:

1. Buscar atender as exigências das legislações ambientais e de recursos hídricos, como outros requisitos subscritos pela companhia, voltados para a proteção dos recursos sociais e ambientais.

2. Buscar a melhoria contínua de seus processos, com ênfase naqueles que geram impactos ambientais.

3. Promover o engajamento dos colaboradores com o cumprimento dos objetivos e das metas ambientais e sociais estabelecidas pela companhia.

4. Elaborar relatórios técnicos de acompanhamento e monitoramento ambiental.

5. Prestar suporte técnico em câmaras setoriais e grupos de trabalhos relacionados a meio ambiente e recursos hídricos.

6. Promover ações de sensibilização que visem à educação ambiental em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, Comissões Gestoras, Órgãos Municipais, Estaduais e Federais.

7. Melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

8. Sensibilização e capacitação dos servidores.

9. Uso racional dos recursos naturais.

Iniciativa A3P na Cogerh

A Agenda Ambiental na Administração Pública A3P é uma estratégia que busca a construção de um novo modelo de gestão visando incorporar critérios socioambientais na administração pública, objetivando a preservação do meio ambiente e a redução de gastos públicos, bem como controlar e divulgar informações relevantes garantindo resultados práticos e efetivos nas atividades da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos.

 

Compartilhe:

categorias: | Eixos de Atuação | Serviços
tags: