Programa de Responsabilidade Socioambiental
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é a instituição responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos no Ceará, de forma descentralizada, participativa e integrada, destinado a solucionar problemas referentes ao uso, controle e conservação dos recursos hídricos, objetivando promover o acesso à água, beneficiando a coletividade, visando o desenvolvimento sustentável.
A Cogerh promove projetos e ações de responsabilidade socioambiental visando à implementação de critérios de sustentabilidade nas diversas atividades da companhia, contribuindo para a conservação do meio ambiente, buscando a melhoria das condições de vida da sociedade, além de buscar cumprir os princípios, diretrizes e salvaguardas em sua totalidade.
O Programa de Responsabilidade Socioambiental visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho através da inserção de critérios que envolvam mudanças comportamentais e transformações nas ações públicas relacionadas com o uso racional da água, gerenciamento de resíduos sólidos e as construções sustentáveis.
Numa perspectiva de:
1. Buscar atender as exigências das legislações ambientais e de recursos hídricos, como outros requisitos subscritos pela companhia, voltados para a proteção dos recursos sociais e ambientais.
2. Buscar a melhoria contínua de seus processos, com ênfase naqueles que geram impactos ambientais.
3. Promover o engajamento dos colaboradores com o cumprimento dos objetivos e das metas ambientais e sociais estabelecidas pela companhia.
4. Elaborar relatórios técnicos de acompanhamento e monitoramento ambiental.
5. Prestar suporte técnico em câmaras setoriais e grupos de trabalhos relacionados a meio ambiente e recursos hídricos.
6. Promover ações de sensibilização que visem à educação ambiental em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, Comissões Gestoras, Órgãos Municipais, Estaduais e Federais.
7. Melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
8. Sensibilização e capacitação dos servidores.
9. Uso racional dos recursos naturais.
Iniciativa A3P na Cogerh
A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 1999, que visa estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão de órgãos públicos. A ideia é minimizar e ou eliminar impactos das práticas administrativas e operacionais no Meio Ambiente por meio de ações que podem ser desenvolvidas em eixos temáticos.
A companhia aderiu oficialemnte ao programa em dezembro de 2021. Com a formalização do termo de adesão, o Ministério Público do Meio Ambiente (MMA) acompanhará as ações implementadas pela Companhia, prestando o assessoramento técnico necessário para o atingimento dos objetivos traçados no plano de trabalho. A adesão terá vigência de cinco anos.
Antes disso, entretanto, a Cogerh já vinha implementando políticas internas de consumo consciente em acordo com as diretrizes da A3P desde 2019. A Implantação da coleta seletiva solidária, campanhas de consumo consciente e a elaboração de um diagnóstico socioambiental são exemplos de iniciativas prévias executadas pela Cogerh.
Compartilhe:
