Plano de Recursos Hídricos das Regiões Hidrográficas do Ceará
Os Planos de Bacias Hidrográficas do Ceará têm por finalidade fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas.
Eles são documentos que definem a agenda dos recursos hídricos, incluindo informações sobre ações de gestão, projetos, programas e investimentos prioritários. São planos de longo prazo, com horizonte de planejamento compatível com o período de implantação de seus programas e projetos.
Com esta visão, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará – SRH, firmou Termo de Cooperação Técnico Científico com a Universidade Federal do Ceará – UFC no contexto dos seis eixos de atuação da companhia: Desenvolvimento Institucional, Estudos e Projetos, Gestão Participativa, Instrumentos de Gestão, Monitoramento e Operação e Manutenção.
Através desta cooperação mútua e no âmbito do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, criado pela Fundação Cearense de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – FUNCAP, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública, serão elaborados os Planos de Recursos Hídricos das 12 regiões hidrográficas do Estado.
Planos de Recursos Hídricos das Regiões Hidrográficas:
Planos aprovados
Plano de Recursos Hídricos da Região do Curu
Plano de Recursos Hídricos da Região da Serra da Ibiapaba
Plano de Recursos Hídricos da Região dos Sertões de Crateús
Plano de Recursos Hídricos da Região do Litoral
Plano de Recursos Hídricos da Região do Coreaú
Plano de Recursos Hídricos da Região do Salgado
Plano de Recursos Hídricos da Região do Banabuiú
Plano de Recursos Hídricos da Região do Alto Jaguaribe
Plano de Recursos Hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza
Plano de Recursos Hídricos da Região do Médio Jaguaribe
Plano de Recursos Hídricos da Região do Baixo Jaguaribe