Plano de Recursos Hídricos da Região do Curu
O Plano de Recursos Hídricos da Região do Curu compõe-se de três etapas: Diagnóstico, Prognóstico e Planejamento.
O plano atualizará e dará continuidade ao planejamento iniciado no ano de 1996. Sua discussão iniciou com uma sondagem realizada pela Cogerh junto aos membros do CBH, no mês de março de 2021, no intuito de levantar os principais usos, problemas hídricos e ambientais, conflitos, aspectos institucionais e gerenciais da Bacia do Curu.
Objetivo
Especificamente, busca-se propor ações e estratégias que proporcionem a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos tendo como base: a avaliação das secas e cheias; o levantamento de informações sobre a estrutura demanda hídrica e sobre as questões relacionadas ao saneamento ambiental tais como o lançamento inadequado de efluentes urbanos e a destinação inadequada dos resíduos sólidos; o entendimento de problemas ambientais como o assoreamento dos reservatórios, os desmatamentos nas Áreas de Preservação Permanente (APP), o crescimento desordenado de comunidades e núcleos urbanos e as ocupações irregulares.
Veja o cronograma de trabalho do Plano de Recursos Hídricos da Região do Curu:
Primeiras Discussões
O documento nomeado “Iniciando o Diálogo com a Bacia” é a concretização das primeiras discussões realizadas no domínio desse processo. Ele foi apresentado e debatido em audiência pública com a sociedade e embasou a construção do Diagnóstico.
Plano de Trabalho da Bacia do Curu
Documentos:
Diagnóstico da Região Hidrográfica do Curu
Prognóstico da Região Hidrográfica do Curu
Plano de Ação da Região Hidrográfica do Curu
Resolução de Aprovação do Plano – Curu
Compartilhe:
tags: