Planejamento Estratégico Corporativo

31/08/2018

Entre os maiores desafios a serem enfrentados pela Cogerh estão o desenvolvimento de ações e projetos que corroborem no processo de eliminação e/ou mitigação dos efeitos da crise hídrica que, há seis anos consecutivos, assola o Estado do Ceará.

O atual Plano Estratégico tem como objetivo principal orientar a atuação da Companhia durante o período de 2015 a 2022, mantendo o foco nas seguintes ações estratégicas: ampliação da segurança hídrica (considerando os aspectos quantitativos e qualitativos da água); participação social na gestão dos recursos hídricos; aperfeiçoamento dos sistemas de informação, monitoramento e fiscalização; desenvolvimento de estratégias de promoção da gestão da demanda de água junto aos usuários; ampliação da oferta de água por fontes alternativas; sustentabilidade institucional do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos – Sigerh.

Ressalte-se que a Companhia já vem desenvolvimento a cultura da gestão estratégica desde o ano de 2005. Apresenta-se a seguir um breve histórico da evolução do processo de planejamento estratégico na Cogerh:
Plano Estratégico – período 2005-2009 – foram estabelecidos macroprojetos ou eixos de atuação;
Plano Estratégico – período 2010-2014 – foi adotado o modelo Balanced Scorecard e passou-se a realizar os FAG – Fóruns de Avaliação e Gestão, para monitorar os indicadores Corporativos;
Plano Estratégico – período 2015-2022 – foi mantido o modelo Balanced Scorecard, levando-se em consideração o Planejamento da SRH e do SIGERH, consolidando a Gestão Estratégica com Foco em Resultados. Os projetos foram classificados alinhando-os aos Eixos de Atuação e aos Objetivos Estratégicos.

É importante destacar que o Plano Estratégico está alinhado às diretrizes estabelecidas nos principais documentos que formalizam a política pública do Governo do Estado do Ceará para a área de Recursos Hídricos, como por exemplo: Pacto pela Convivência com o Semiárido Cearense; Plano de Governo 2015-2018 – “Os 7 Cearás”; Plano de Ações Estratégicas e Recursos Hídricos do Ceará; Plano Fortaleza 2040.

Um dos principais instrumentos utilizados no modelo de Gestão Estratégica adotado na Cogerh é o Mapa Estratégico. Essa ferramenta consiste na disposição visual dos elementos que definem a Identidade da Companhia (Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos), objetivando sintetizar de maneira visual a estratégia da Companhia. O Mapa Estratégico foi elaborado com base na metodologia Balanced Scorecard (BSC), conforme apresentado na figura abaixo:

 

 

O modelo de Gestão por Resultado desenvolvido e implantado na Cogerh é composto pela definição e monitoramento dos Objetivos Estratégicos através do monitoramento de indicadores e metas estabelecidas para os níveis Corporativo (estratégico), Setorial (tático) e Operacional (individuais), conforme apresentado a seguir

 

Para realizar as suas atividades, a Companhia monitora os seus projetos estratégicos, através de reuniões mensais, conforme os eixos abaixo descritos:

 

eixo atuacoes

O modelo de monitoramento mensal das ações e projetos desenvolvidos pela Companhia é composto das seguintes ações: Reuniões do FAG (Fórum de Avaliação e Gestão) Corporativo, que monitora metas e indicadores de desempenho do nível estratégico; Reuniões do FAG Setorial, que monitora metas e indicadores de desempenho de cada Diretoria; Reuniões de Monitoramento de Projetos Estratégicos; e monitoramento dos compromissos estabelecidos em cada reunião, controlados através de um sistema específico, conforme figura abaixo.

Com base no atual Plano Estratégico, foram definidos os seguintes indicadores e metas, do nível estratégico ou corporativo, para o ano de 2019: