Nova Coordenação do Fórum Cearense dos Comitês também foi eleita

Discutir e intercambiar experiências de gestão dos Recursos Hídricos Ceará, além de homenagear personalidades que contribuíram para a maior segurança hídrica de comunidades do Estado. Foi com este objetivo que representantes dos doze Comitês de Bacia do Ceará reuniram-se no últimos dias 27 e 28 de fevereiro, em Fortaleza, em mais uma edição do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Na abertura do evento, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, fez uma breve avaliação da importância da atuação dos Comitês para a segurança hídrica de territórios do Ceará. O gestor ressaltou ainda a metodologia democrática do evento, destacando a força da gestão compartilhada das águas. “Entendemos o valor deste momento e ressalto que a Cogerh, como secretaria executiva dos Comitês, trabalha para todo o bem coletivo e apoio aos Comitês”, explicou Farias.

Na ocasião, o Fórum homenageou personalidades que destacaram-se na gestão dos Recursos Hídricos do Estado e na preservação do Meio Ambiente. Os agraciados receberam a comenda Zaranza, em alusão a um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará. Os escolhidos foram indicados pelos integrantes dos Comitês de cada bacia hidrográfica em assembleia geral realizada previamente. Veja a relação dos homenageados.

 

Everardo Alves Moreira
CBH do Curu

Marcos Maciel Torres
2019 CBH do Salgado

Karlos Welby Neri Paiva
CSBH Baixo Jaguaribe

João Alves de Menezes
CSBH Médio Jaguaribe

Antônio Saraiva Leandro
CBH Sertões de Crateús

Alex Alves Pessoa de Melo Albuquerque,
CBH  da Serra da Ibiapaba

Joaquim Lopes Feitosa
CSBH do Alto Jaguaribe:

José Américo de Lima
CSBH do Banabuiú

Antônio Arnaldo Rodrigues da Silva
CBH do Coreaú

Samuel Nascimento de Castro
CBH do Litoral

 

Nova Coordenação do Fórum

A Coordenação do Fórum Cearense dos Comitês passou por processo de renovação. Eleita para gestão dos próximos dois anos, a chapa vencedora “Fortalecendo a Gestão Participativa” recebeu a maioria dos votos durante eleição ocorrida na última sexta-feira (28), na programação do encontro. A nova coordenação é composta por representantes dos Comitês de Bacias do Acaraú, Médio Jaguaribe, Salgado e Região Metropolitana de Fortaleza. “Estamos aqui para representar os interesses de todos os Comitês do Ceará e trabalhar pela gestão eficiente dos recursos hídricos”, ressaltou o coordenador eleito, Aridiano Belk.

Saiba mais: Comenda Zaranza

A comenda Zaranza é também uma homenagem póstuma a Antônio Zaranza, ex-servidor da Cogerh. Zaranza era um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará. Iniciou a carreira pública em 1974 na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e posteriormente integrou os quadros da Cogerh, gerenciando as bacias do interior do estado, cargo que exerceu até os últimos dias de vida.

Compartilhe: