Página Inicial Imprensa Noticias Software livre ajuda no processamento de dados da Bacia do Banabuiú

Software livre ajuda no processamento de dados da Bacia do Banabuiú

Avalie este item
(0 votos)

 

A Gerência Regional da COGERH em Quixeramobim realizou na última quinta-feira (10) uma capacitação sobre geoprocessamento dos dados espaciais dos municípios que integram a bacia do Banabuiu. A finalidade do curso foi capacitar os técnicos do poder público, da sociedade civil e dos municípios da bacia para o uso Sistema de Informação Geográfica (SIG). O sistema é aplicado a criação de banco de dados municipal com informações relacionadas aos recursos hídricos.


O curso foi voltado para as configurações e aplicabilidade da versão 2.18 do software livre QGIS. Além de sua utilização como ferramenta de apoio para a elaboração e tratamento de dados geoespaciais, o sistema auxilia as ações de planejamento e tomadas de decisão da Administração Pública Municipal por meio da ferramenta.


A facilitação do curso foi feita pelo Gerente Regional, Paulo Ferreira, e contou com representantes de dez municípios. Os técnicos que participaram eram ligados a EMATERCE, Prefeituras Municipais, Sindicado de Trabalhadores Rurais, MST, SAAE e Defesa Civil do Estado do Ceará.

Ler 214 vezes