Página Inicial Imprensa Noticias Abraço Jeri: Cogerh interdita poços irregulares em Jericoacoara

Abraço Jeri: Cogerh interdita poços irregulares em Jericoacoara

Avalie este item
(0 votos)

Como parte da Campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, a ação de fiscalização autuou empreendimentos irregulares

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou 10 vistorias em poços irregulares durante esta semana na Vila de Jericoacoara . A ação da equipe de fiscalização, formada por representantes da Cogerh e da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), resultou no embargo de dois poços em empreendimentos da Vila. Além de terem os poços em situação irregular lacrados, durante a operação também foi emitido um laudo de infração.

A ação de fiscalização faz parte Campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, iniciada em fevereiro deste ano com o objetivo de sensibilizar os empreendimentos locais sobre o uso de poços com a devida outorga, além de explicar os efeitos negativos do descarte inadequado do esgoto na vila.

“Nós fizemos um grande trabalho de conscientização. Fomos em cada local irregular e orientamos o proprietário quanto a regularização. Se o problema persistir nós aplicamos a infração e concedemos um prazo. Se mesmo asim o infrtor não o se regularizar, nós lacramos o poço”, explica Vicente Lopes, agente da campanha.

A campanha continua nas próximas semanas. “Muitos empreeendimentos iniciaram o processo de regularização. Vamos acompanhar”, concluiu Vicente.

O trabalho de fiscalização é integrado pela Cogerh, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Ele é norteado pelas premissas definidas nos Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado.

 

poço

 

CONDUTAS INADEQUADAS

Devido ao crescimento imobiliário e turístico, a vila de Jericoacoara possui hoje inadequações quanto ao uso da rede de esgoto disponível no local e também sobre o uso de poços sem outorgas. Além de ajustar as condutas, a Campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” tem a inteção de orientar e alertar empreendedores e a população sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

“O crescimento de Jericoacoara precisa ser pensado de forma sustentável. Nesse sentido, temos observado o uso inadequado dos recursos hídricos e da rede coletora de esgoto. Diversos empreendimentos têm lançado água de piscina na rede, por exemplo, o que é proibido e que causa problemas ao sistema”, explica Alceu Galvão, analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).

A operação é integrada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Arce, Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Ministério Público do Estado do Ceará, Instituto Chico Mendes (ICMBio), além da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e entidades locais.

Leia na http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua/?p=28937

Ler 192 vezes Última modificação em Sexta, 27 Abril 2018 10:31