Página Inicial Imprensa Noticias Comitês do Vale do Jaguaribe e Banabuiú avaliam alocação de água na região

Comitês do Vale do Jaguaribe e Banabuiú avaliam alocação de água na região

Avalie este item
(0 votos)

Reunião de avaliação foi a primeira conduzida por representantes dos comitês

A situação atual dos principais reservatórios dos vales do Jaguaribe e Banabuiú, bem como avaliação da operação aplicada durante o segundo semestre de 2017 foram assuntos da reunião de avaliação da alocação de agua na região, ocorrida na manhã desta quarta (14), no município de Iguatu.

O formato da reunião foi novidade. O encontro foi conduzido por representantes das bacias hidrográficas, conforme preparação ocorrida no último dia 27 de fevereiro, no Crato. O novo formato será aplicado na reunião de alocação negociada de água, prevista para ocorrer em julho. Até então, a condução das discussões não era facultada aos Comitês.

No debate o foco foi a reivindicação de uma maior representação dos Comitês de Bacia nas deliberações do Conselho de Recursos Hídricos (Conerh). Eles formarão grupos de trabalho para estudar a legislação e propor mudanças na metodologia do Conselho. Os membros dos comitês também comentaram a operação aplicada nos principais açudes da região, com destaque para o Banabuiú, que encontra-se em estado crítico.

 

O prognóstico da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) também foi pauta do encontro. Meyre Sakamoto, representante do órgão, divulgou as previsões para o trimestre março, abril e maio. Segundo os estudos, a probabilidade de chuvas acima da média no estado é de 45%. Sakamoto tirou dúvidas dos presentes e debateu o assunto com a plenária.

Cerca de 75 membros dos Comitês estiveram presentes, além dos representantes da Cogerh, entre eles o presidente ,João Lúcio Farias, e o secretário executivo da SRH, Aderilo Alcântara.

Ler 235 vezes Última modificação em Quinta, 15 Março 2018 11:08