Página Inicial Imprensa Noticias Cogerh reforça abastecimento de água em Boa viagem

Cogerh reforça abastecimento de água em Boa viagem

Avalie este item
(0 votos)

 

A Gerência de Quixeramobim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) está iniciando a construção de mais um Poço de Jacó. Desta vez, na bacia hidráulica do Açude Vieirão, em Boa Viagem, no sertão central do estado. As chuvas do início da estação ainda não foram suficientes para recarregar o aluvião. O abastecimento do município conta, ainda, com poços construídos pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

O poço de Jacó tem o objetivo de melhorar o abastecimento da área urbana do município, que é atendido pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Trata-se de um poço escavado com máquina retroescavadeira no leito seco dos rios ou na bacia hidráulica de açudes colapsados. A inspiração para a construção desses poços vem da sabedoria popular. Os próprios sertanejos faziam poços nos leitos secos dos rios para obter a água de beber e de matar a sede de pequenos animais.

O nome, Jacó, é em alusão a passagem bíblica situada no evangelho narrado por João. Nela, Jesus está sentado à beira do Poço de Jacó e pede água a uma mulher da Samaria. O poço havia sido construído por Jacó, em terras que legara ao filho José.

Além da cidade de Boa Viagem, a Cogerh já construiu Poço de Jacó em Solonópole, também no sertão central.

Ler 464 vezes Última modificação em Terça, 06 Março 2018 11:56