Página Inicial Imprensa Noticias Limoeiro do Norte: Comitê do Baixo Jaguaribe reúne colegiado para planejar ações para 2018

Limoeiro do Norte: Comitê do Baixo Jaguaribe reúne colegiado para planejar ações para 2018

Avalie este item
(0 votos)

 

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe discutiu uma série de assuntos durante a 55ª Reunião Ordinária do Comitê, ocorrida na última sexta-feira (02), em Limoeiro do Norte.

Na pauta: a homenagem às Instituições que compareceram a todas as reuniões do colegiado no ano de 2017; a criação da comissão para planejar as ações para a Semana da Água e 20 anos do colegiado; preenchimento de Vacâncias para compor o colegiado e planejamento das atividades do Comitê para 2018.

As Instituições que receberam homenagem pela assiduidade nas reuniões do comitê foram: Associação Beneficente dos Moradores de Boca do Forno – ABEMFOR – Aracati; Comitê de Defesa do Meio Ambiente de Flores – CODEMAF; Associação Comunitária Sólon José da Silva – Russas; Caritas Diocesana de Limoeiro do Norte; Associação dos Moradores do Porto do Céu; Associação dos Moradores de Lagoa Escura; União das Associações Comunitárias de Russas – UNACR; Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores(as) Familiares de Russas; Associação Comunitária José Estácio de Sousa; UNIVALE – União dos Agronegócios no Vale Jaguaribe – Russas; Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas – DISTAR; Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi – FAPIJA; Prefeitura Municipal de Aracati; Prefeitura Municipal de Palhano; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.

Para compor as vagas disponíveis para os segmentos disponíveis, entre os quais, sociedade civil e poder público, foram escolhidas: a instituição Esperança Agropecuária e Indústria Ltda (Usuário); o município de Russas, a Fundação Brasil Cidadão para Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente (Sociedade Civil Organizada); o município de Icapuí e a Prefeitura Municipal de Fortim (Poder Público Municipal). A vacância no segmento Poder Público Estadual/Federal não foi preenchida.

A situação da bacia também foi assunto do encontro. Quem conduziu os esclarecimentos técnicos sobre os açudes da região foi o gerente regional da Cogerh em Limoeiro do Norte, Almeida Chaves. Segundo Almeida, o açude Santo Antônio de Russas atualmente encontra-se com 224.700 mil m³, perfazendo 0,94% de sua capacidade. Já o açude Castanhão, encontra-se com 173.633.400 milhões m³, perfazendo um total de 2,59% de sua capacidade. Almeida frisou, ainda, que o Castanhão vem tendo aporte significativo desde o dia 22 de fevereiro, tendo um ganho real de 1,15 metro, conforme medição realizada até dia 02 de março.

A Cogerh esteve representada também pelo Coordenador do Núcleo de Gestão, Leandro Nogueira, pelo analista em Gestão dos Recursos Hídricos, Cleilson Almeida. 40 membros do comitê estiveram presentes.

Ler 387 vezes Última modificação em Segunda, 05 Março 2018 15:48