Página Inicial Imprensa Noticias Parceria: Petrobras e Cogerh estudam cessão de poços para região de Icapuí

Parceria: Petrobras e Cogerh estudam cessão de poços para região de Icapuí

Avalie este item
(0 votos)

Estudo de médio prazo prevê reforço no abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza


 Comitiva chefiada pelo presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, reuniu-se, no Rio de Janeiro, com membros da diretoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e representantes da Petrobras para discutir a cessão de poços profundos da Fazenda Belém, localizada em Icapuí, para o reforço no abastecimento de cidades da região Metropolitana de Fortaleza.

Agora, o próximo passo é fazer uma avaliação dos custos para realizar a adequação dos poços.”É um processo complexo e nós precisamos comparar os custos. É preciso saber o valor do metro cúbico no poço destinado a obtenção de petróleo e comparar com o valor daquele utilizado para água. A Petrobrás ficará a cargo de calcular esses valores”, comenta Zulene Almada, gerente de Estudos e Projetos da Cogerh.

A parceria entre as duas Companhias também vai contemplar um grupo de trabalho para estudar a viabilidade da experiência. Zulene Almada é quem iŕa comandar o grupo de trabalho da Cogerh. Pela Petrobras, o grupo será coordenado pelo gerente da Unidade de Operação e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará, Tuerte Rolim.

As questões ambientais que cercam a experiência também merecem atenção. “Por isso a importância da formatação e manutenção do grupo de trabalho. É uma iniciativa realmente complexa e tudo será devidamente discutido e acompanhado”, reforça Zulene.

A boa notícia é que a Petrobras também está disposta a colaborar com as informações geológicas das bacias, caso se construa os poços na região de Icapuí, independente do resultado da viabilidade do projeto.

Ler 347 vezes Última modificação em Terça, 27 Fevereiro 2018 09:15