Página Inicial Imprensa Noticias Cogerh: estudo avaliará real potencial do aquífero dunas de Jericoacoara

Cogerh: estudo avaliará real potencial do aquífero dunas de Jericoacoara

Avalie este item
(0 votos)

O trabalho realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência de Outorga e Fiscalização (Geofi), para a regularização dos poços profundos existentes na Vila de Jericoacoara é o primeiro passo na direção de um estudo que vai detalhar a real dimensão do aquífero dunas. O projeto está em fase final de elaboração para, em seguida, ir para licitação. “A intenção é conhecer o aquífero em detalhes. Só assim será possível explorá-lo de forma sustentável”, detalha o gerente da regional Sobral da Cogerh, Bartolomeu Almeida.

A mobilização pela regularização dos poços da Vila de Jericoacoara é uma das ações da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, que reúne diversos órgãos e instituições das esferas Municipal, Estadual e Federal que deverão atuar até o fim do mês de março na Vila.

Devido ao crescimento imobiliário e turístico, a vila de Jericoacoara possui hoje inadequações quanto ao uso da rede de esgoto disponível no local e também sobre o uso de poços sem as devidas outorgas. Além de ajustar as condutas, a campanha, que iniciou no último dia 19, também orienta e alerta empreendedores e a população sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

“O crescimento de Jericoacoara precisa ser pensado de forma sustentável. Nesse sentido, temos observado o uso inadequado dos recursos hídricos e da rede coletora de esgoto. Diversos empreendimentos têm lançado água de piscina na rede, por exemplo, o que é proibido e que causa problemas ao sistema”, explica Alceu Galvão, analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).

Visitas educativas

Equipes de interação social realizam visitas porta à porta para sensibilizar sobre o uso responsável da água e a correta utilização da rede de esgoto.

Abraço Jeri

Além das visitas, a programação contará com ações educativas em praças e outros locais públicos, assim como intervenções urbanas com grafite em pontos estratégicos da Vila. Após o trabalho de sensibilização, será iniciada a etapa de fiscalização, com notificação e autuação das possíveis irregularidades pelos órgãos ambientais.

FOTOJERI

A campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” tem como participantes a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Arce, Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Ministério Público do Estado do Ceará, Instituto Chico Mendes (ICMBio), além da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e entidades locais.


Serviço

Até 2 de março – A Vila recebe ações educativas e de mobilização para o alerta ao descarte correto do esgoto e ao uso responsável da água. O atendimento da Cagece e a Cogerh acontece no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara.

De 5 a 30 de março – Imóveis com irregularidades estarão passivos a fiscalização e multa.

 

Ler 508 vezes Última modificação em Terça, 06 Março 2018 16:39