Página Inicial Imprensa Noticias Comitê da Serra da Ibiapaba tem capacitação na área ambiental

Comitê da Serra da Ibiapaba tem capacitação na área ambiental

Avalie este item
(0 votos)

Entre exposições sobre a caatinga, houve palestras sobre leis e educação ambiental, e recursos hídricos


Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (CBH da Serra da Ibiapaba) tiveram capacitação, nos dias 25 e 26 de janeiro, em Ubajara.

No primeiro dia, após abertura com o presidente do colegiado, Jaime Filho, e o coordenador do Núcleo de Gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Crateús, Ewerton Torres, houve a exposição Conheça e Conserve o Bioma Caatinga pelo representante da ONG Associação Caatinga e Técnica Ambiental, Andreza Antunes, que explanou aos participantes os aspectos do Bioma Caatinga.

Na oportunidade dessa exibição, os participantes puderam visualizar banners explicativos e réplicas de animais que vivem no bioma caatinga. O coordenador das Tecnologias Sustentáveis da Associação Caatinga, Gilson Miranda, explanou sobre o Modelo de Conservação da Reserva Natural Serra das Almas, destacando a missão da Associação Caatinga que é promover a conservação das terras, florestas e águas do Bioma Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida, além dos projetos executados como apoio a criação e gestão de Reservas Naturais, recuperação de áreas degradadas e proteção de nascentes, ações de educação ambiental e disseminação de tecnologias sociais.

Em seguida, o gerente da Cogerh/Crateús, Rodrigues Júnior, abordou o assunto “Conhecendo a minha bacia hidrográfica”. Falou sobre a missão da Companhia, a caracterização geográfica da bacia hidrográfica da Serra da Ibiapaba, os trabalhos de fiscalização e o gerenciamento do açude Jaburu I.

capactacaoserraibiapabaLogo, a assessora da Presidência da Cogerh, Inah Abreu, fez uma Introdução ao Direito Ambiental, apresentando alguns conceitos da Constituição Federal que tratam do meio ambiente e sobre as Leis de Crimes Ambientais, assim como a Responsabilidade por Danos. Também apresentou diversos casos de crimes nesse aspecto e esclareceu várias dúvidas levantadas pelos participantes, principalmente, em relação às responsabilidades por danos.

No segundo dia, as atividades foram iniciadas pela orientadora da Célula de Articulação com o Usuário da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Márcia Caldas, que abordou o tema Nivelamento sobre Política de Recursos Hídricos, abordando a lei n° 14.844/2010 – Capítulo VIII e o Decreto dos Comitês de Bacias Hidrográficas, respondendo às questões apresentadas pelos participantes.

A capacitação finalizou com a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipú, Helaine Matos, que falou a respeito das Práticas de Educação Ambiental: Caminhos para o CBH da Serra da Ibiapaba. Helaine fez uma introdução explicando como funciona a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema), a legislação de Educação Ambiental e como ocorrem as práticas e experiências em Educação Ambiental na APA da Bica do Ipú. Na oportunidade, foram distribuídos materiais informativos e sacolas ecológicas.

Estiveram ainda presentes instituições/membros do CBH da Serra da Ibiapaba e a técnica da Gestão da Cogerh/Crateús, Edna Nascimento.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Ler 106 vezes Última modificação em Terça, 30 Janeiro 2018 16:55