Página Inicial Imprensa Noticias Cogerh participa de Seminário em Jaguaribara

Cogerh participa de Seminário em Jaguaribara

Avalie este item
(0 votos)

Evento teve como objetivo fortalecer o Associativismo e Reuso da Água do Complexo Castanhão


A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos(Cogerh)/Limoeiro do Norte esteve no II Seminário de Fortalecimento do Associativismo e Projetos de Reuso D’Água do Complexo Castanhão, nos dias 1 e 2 de dezembro, no Show Room de Jaguaribara. A organização do evento foi da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará (SDA/CODAF) e Prefeitura Municipal de Jaguaribara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca (Sedeta).

A mesa de abertura do evento foi formada pelo prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves (Juju); vice-prefeito de Jaguaribara, José Filho; orientador de Célula de Áreas Irrigadas Perímetros Públicos e Vazantes (CODAF/SDA), José Maria; gerente local da EMATERCE/Jaguaribara, Edésio Meneses; coordenador do Núcleo de Gestão Cogerh/Limoeiro do Norte, Leandro Nogueira; secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca – SEDETA/Jaguaribara, Lívia Barreto;  secretário de Infra-Estrutura, Agricultura e Meio-Ambiente/Jaguaribara, Giovane Araújo, e diretor da Secretaria de Agricultura/Jaguaretama,Vancléber Vieira.

Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Gestão da Cogerh/Limoeiro do Norte, Leandro Nogueira, relatou que em virtude dos seis anos de estiagem, o Seminário foi importante para o fortalecimento das Associações e dos projetos de reúso de água. “Existem alternativas para conviver na zona rural reutilizando os recursos hídricos, proporcionando mais autosuficiência ao homem do campo que passa a utilizar a própria água, como da lavagem de roupa e do uso doméstico”, afirma Leandro.

O principal objetivo do Seminário é fortalecer a ideia de que o trabalho coletivo sempre prevalecerá diante do individual, principalmente, no que se refere ao trabalho do homem do campo. O prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves (Juju), afirmou que iniciativas como estas fazem crescer a esperança da sobrevivência do agricultor no campo, inclusive depois de atravessar uma das piores secas no estado do Ceará. Destacou ainda que o município de Jaguaribara têm sofrido bastante com a falta d’água no açude Castanhão, fazendo com que a economia do município estivesse estagnada, pois a piscicultura encontra-se em situação bem difícil.

O Seminário ainda teve o apoio do Instituto Agropolos do Ceará e da Prefeitura Municipal de Jaguaretama.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Ler 188 vezes Última modificação em Segunda, 04 Dezembro 2017 16:13