Página Inicial Imprensa Noticias Cogerh apresenta experiência exitosa no Workshop Gestão por Processos

Cogerh apresenta experiência exitosa no Workshop Gestão por Processos

Avalie este item
(0 votos)

O primeiro processo a ser implantado na Companhia é o Processo de Outorga, no dia 2 de outubro, na Gerência Metropolitana e, após, nas Gerências Regionais

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), representada pela analista de Gestão dos Recursos Hídricos, Fernanda Benevides, marcou presença no Workshop Gestão por Processos no Setor Público e ministrou o caso Gestão de Processos, implantado na Cogerh. O evento foi realizado no dia 27 de setembro, na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

Servidores públicos assistiram as experiências exitosas na implementação da Gestão por Processos na administração pública do Estado do Ceará, de cinco órgãos: Cogerh, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (Tjce).

No caso da Cogerh, Fernanda Benevides relatou que a Gestão de Processos mudou a forma da empresa trabalhar, porque perpassa várias áreas. Para implantação inicial na Companhia, foi escolhido o Processo de Outorga que envolve a Gerência e Outorga e Fiscalização, as Gerências Regionais e a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), visto que a solicitação de outorga (análise e parecer) é dada pela Cogerh e a concessão pela SRH.

CogerhWorkshopGestaoProcessos“Nós tivemos várias dificuldades encontradas, como recursos financeiros limitados, falta de entendimento comum do processo pelos integrantes e de visão sistêmica por conta dos usuários de saber que determinada ação pode influenciar na vida do outro. Vale ressaltar que a Companhia já tinha um Sistema de Outorgas e Licenças e que, mesmo com a automação do processo, este não será substituído, somente agregará valor pois proporcionará maior controle no seu andamento”, afirma Fernanda. Outro fator é que a automação só seria eficaz integrado ao Sistema Sol e Viproc, o que também está normatizado.

O processo entra em funcionamento no dia 2 de outubro. Será uma operação assistida e feita primeiramente na Gerência Metropolitana. Após sua consolidação, será realizada nas demais Gerências Regionais. Também, haverá a alteração da instituição normativa, não terá mais necessidade da utilização do papel e serão identificados outros processos críticos para organização que poderiam ser automatizados.

Fernanda ainda ressalta: “Hoje não basta atender bem, temos que atender com qualidade e uma das coisas que são muito exigidas no serviço público é o tempo do atendimento”.

 

 

 

 


Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Ler 470 vezes Última modificação em Segunda, 02 Outubro 2017 11:36