Litoral: Comitê e Comissão Gestora do Açude Missi constroem o 1º Plano de Secas da Região
Nesta quinta-feira (16), o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral (CBH Litoral), a Comissão Gestora do Açude Missi e convidados participaram da elaboração do 1º plano de secas da região, no Hidrossistema Missi. O Grupo Focal foi conduzido pelo programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Amontada.
Daniele Costa, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), debateu sobre a gestão proativa de gestão de seca; o que é um hidrossistema; quais são as fases e características do plano de secas; dinâmicas dos encontros e oficinas para elaborar o plano e o que é o grupo focal e seus objetivos.
Posteriormente, a plenária debateu sobre quando a seca começou – sinais, informações, ocorrências, características; os principais momentos e impactos das secas; as respostas boas e ruins para lidar com os efeitos da seca; instituições que atuaram no contexto de seca – papéis e credibilidade: o que fazer diferente na próxima seca e exemplos de situações de Conflito e Colaboração.
O momento encerrou com a aplicação de um questionário para elaboração do diagnóstico.
Plano de Secas
Este projeto visa desenvolver um plano de ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez através da elaboração de metodologias, diretrizes estratégicas e operacionais para aperfeiçoar o planejamento das regiões hidrográficas, articulando três componentes integrados: Alocação de Água, o Plano de Segurança Hídrica e o Plano de Gestão de Secas.
O Plano de Seca é executado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), e está abrigado institucionalmente na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, por meio do Projeto Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.
Participantes
Do Comitê, participaram representantes da Câmara Municipal de Miraíma, Câmara Municipal de Irauçuba, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras de Miraíma, Federação das Associações de Irauçuba e Associação Comunitária dos Moradores da Fazenda São José.
Compartilhe: