O governo do Ceará inaugura, às 17 horas desta terça-feira (14), a adutora que abastecerá o município de Madalena, na região central do estado. Com 55,6 Km de extensão, o equipamento beneficiará cerca de 18 mil habitantes de Madalena e de mais três distritos próximos: Macaoca, União e Lagoa do Mato.

A estrutura capta água do açude Umari. O sistema adutor inclui também uma estação de tratamento e estações elevatórias, além da adutora. Os recursos e a obra foram executadas por meio da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), cujo investimento foi da ordem de R$1,2 milhão. Na solenidade de inauguração também estarão presentes o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o assessor de Relações Instituicionais do Governo do Estado, Nelson Martins e o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.

O novo equipamento será entregue ao o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Madalena, que vai gerenciar o abastecimento da cidade. O Açude Umari registra hoje cerca de 25% de volume total, após seguidos anos de seca. Em anos anteriores, a barragem que abastecia o município secou completamente, levando Cogerh e Sohidra a um esforço conjunto e contínuo para a manter o abastecimento emergencial da cidade. Paulo Ferreira, gerente regional da Cogerh na região, lembra que o local era abastecido apenas por meio de um poço no leito do Rio Barrigas, nas proximidades. “Foi essa água que garantiu grande parte do abastecimento emergencial da cidade enquanto tocávamos a obra da adutora”, destaca Paulo.

Serviço

Inauguração do Sistema Adutor Madalena, Lagoa do Mato e Distrito de União
Data: 14 de janeiro (terça-feira)
Horário: 17h
Local: Rua Antonio Severo de Pinho, s/n, Praça da Igreja Matriz.

Compartilhe: