Escolas de Pentecoste vão trabalhar com livro infantil produzido pela SRH

13/02/2019

A publicação visa introduzir na metodologia escolar, para alunos do ensino fundamental, conceitos sobre uso responsável da Água

 

Cerca de 500 exemplares do livreto “A gotinha nossa de cada água” chegaram ao município de Pentecoste na última sexta-feira (08) e serão distribuídos nas escolas da região. A publicação, produzida pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), faz parte do projeto educativo “SRH nas escolas”, que visa introduzir na metodologia escolar, para alunos do ensino fundamental, conceitos sobre uso responsável da Água.

O livreto será utilizado durante a Semana da Água 2019, com aprofundamento de conteúdo e incentivo a produção de material redacional ou midiático, abordando o tema. A metodologia foi definida após reunião de representantes de 16 escolas municipais e secretários da Educação e Meio Ambiente do município com técnicos da SRH e Cogerh. Outros dois municípios que integram a bacia do Curu também receberão o projeto educativo: Apuiarés e General Sampaio.

No último dia 25 de janeiro a SRH já havia selado um acordo de cooperação com a prefeitura de Pentecoste, para implementação do projeto educativo, envolvendo a o Comitê de bacia do Curu. O livro trata também de demais conceitos relacionados à água, como lençois subtrerrâneos, mata ciliar e acumulação de água. A publicação também introduz conhecimentos sobre a gestão compartilhada das águas realizada no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

No próximo ano, o livro será trabalhado com alunos novatos da 4ª série do ensino fundamental. Sobre a iniciativa,a professora Antônia Maria Gomes, coordenadora pedagógica do 3º e 4º anos do ensino fundamental da rede municipal de Pentecoste acredita que vai garantir que as próximas gerações tenham conhecimento sobre importância e preservação da água e de gestão compartilhada. “Pouca gente sabe o que é e o que faz um Comitê. Nossas crianças chegarão ao ensino médio de posse deste conhecimento e de outros muito importante para garantir a água da Bacia do Curu”, reflete.

Itaitinga também recebe projeto
Técnicas da SRH apresentaram também na manhã desta quarta (13), o livreto “A gotinha nossa de cada água” na Secretaria de Meio Ambiente de Itaitinga. Nos próximos dias, todos os alunos de 4ª série do município irão usar a Cartilha nas suas atividades escolares.