O II Encontro de Iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação no Ceará ocorre há quase uma década do lançamento do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca- PAE-CE em 2010, da Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010), realizada de 16 a 20/08/2010 em Fortaleza após 18 anos da ICID realizada em 1992.
A perspectiva é que o encontro tenha o papel de analisar, avaliar resultados e medidas que oficialmente foram sugeridas, acordadas pelas instituições que apresentaram como compromissos de oferecer políticas públicas de forma resolutiva. Com o evento pretende-se avaliar os indicadores, as ações do governo estadual, os municípios atingidos e o que tem feito a União na implantação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAN – Brasil.
A degradação das terras é um problema de escala mundial, porém nas regiões secas do globo, este processo assume algumas especificidades, as quais são resultantes de fatores de ordem natural, como os irregulares e limitados índices pluviométricos e, de atividades humanas, como o desmatamento que provoca a erosão dos solos. Essa prática predatória tem levado ao aparecimento na região de muitas áreas com sérios problemas de conservação dos recursos naturais, algumas delas irreversíveis a curto e médio prazo, caracterizando um fenômeno complexo e multifacetado chamado desertificação.