Serão 4 reuniões ordinárias ao longo do ano, com o encontro de alocação dos recursos hídricos marcado para julho. Implantação do Comitê de Bacia do Rio Parnaíba também foi pauta do grupo

Na última terça-feira, 28, os membros da nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (CBHSI) se reuniram no IFCE de Tianguá com o coordenador do Núcleo de Gestão da Cogerh em Crateús, Ewerton Torres, e a técnica do Núcleo de Gestão, Edna Nascimento. O objetivo da reunião foi programar e alinhar as atividades para 2020 do colegiado, assim como definir a pauta da 27ª Reunião Ordinária do comitê.

De acordo com a programação de 2020, os membros da diretoria definiram o calendário das 4 reuniões ordinárias do colegiado que acontecerão ao longo do ano da seguinte forma: 27ª Reunião Ordinária para o dia 13 de fevereiro, 28ª Reunião Ordinária para o mês de maio, 29ª Reunião Ordinária para o mês de agosto e a 30ª Reunião Ordinária para o mês de novembro. A 11ª Reunião Extraordinária, para a alocação de água, ficou agendada para o mês de julho.

Além do agendamento das reuniões do comitê, a diretoria discutiu a atividade em alusão ao Dia Mundial da Água, quando será realizada uma visita técnica às instalações da indústria de água mineral Serra Grande em São Benedito. Foi discutida ainda a capacitação do colegiado em 2020, que está agendada para o mês de junho com visita técnica aos seguintes locais: Reijers Produção de Rosas, em São Benedito; Parque Nacional de Ubajara; e as áreas de recuperação das nascentes na comunidade de Xique-xique, em São Benedito.

Também foi ponto de pauta na reunião da diretoria a definição dos membros que irão participar da Reunião Ordinária do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas. No evento, que acontecerá entre os dias 27 e 28 de fevereiro em Fortaleza, acontecerá a eleição dos membros da nova diretoria do Fórum Cearense e a entrega da Comenda Antônio Zaranza 2019, cujo homenageado pelo CBHSI será o Sr. Alex Albuquerque, representante da Cagece de Tianguá.

Sobre a 27ª Reunião Ordinária do CBHSI a pauta foi definida com a solicitação de apresentação da Funceme sobre o prognośtico de chuvas para 2020, bem como pôr em prática uma das propostas do plano de ação da nova diretoria: a apresentação de temática “Conhecendo Nosso Comitê”. O objetivo é que a cada reunião seja escolhido um membro ou instituição do comitê para apresentar suas histórias e experiências ao lidar com a sustentabilidade social e ambiental. A primeira instituição a ser convidada será a Nutrilite.

Na reunião de 13 de fevereiro também será apresentado o “Boletim Avaliativo de 2019 do CBHSI”. O documento trata-se de um resumo de todas as reuniões e atividades realizadas pelo colegiado, incluindo a porcentagem e assiduidade das instituições em todas as reuniões ordinárias e extraordinárias realizadas durante o ano. Haverá o reconhecimento destas instituições com a entrega das placas de reconhecimento.

Estiveram presentes o presidente do comitê, Pedro Florindo; a vice-presidente, Anna Elisabeth; e o secretário adjunto, Adeilson Nascimento.

Comitê de Bacia do Rio Parnaíba

A diretoria discutiu também sobre a participação do grupo na 9ª Reunião da Diretoria Provisória e do Grupo de Apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba, realizada nos dias 16 e 17 de janeiro em Teresina. O CBH Parnaiba é um colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa que reúne 50 representantes divididos entre usuários de água, sociedade civil organizada e governo. As vagas se dividem da seguinte forma: 2 da União, 8 do Estado do Ceará (3 do poder público, 3 para usuários e 2 para entidades civis), 14 do Estado do Maranhão e 26 do Estado do Piauí.

Para o processo de formação e instalação do comitê, foram definidos na 9ª Reunião as datas e locais que acontecerão os Seminários Regionais. No estado do Ceará, serão realizados dois seminários: sendo um na Cidade de Crateús no dia 01 de abril e outro em São Benedito no dia 02 de abril.

Compartilhe: