Comporta do Açude Pacajus é aberta para beneficiar população rural de Cascavel
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) abriu, nesta sexta-feira (9), a comporta do Açude Pacajus. Serão liberados 100 litros por segundo no Rio Choró até janeiro de 2025. Essa água vai beneficiar a população rural ribeirinha num trecho de 20 quilômetros.
“Com esse gesto, estamos liberando água para abastecimento humano, dessedentação animal e também pequenos produtores rurais que irrigam uma pequena horta ou plantas frutíferas”, explicou o presidente da Cogerh, Yuri Castro.
Ao final da operação em janeiro, terão sidos liberados apenas 0,6% da capacidade total do reservatório que é de 254,9 milhões de metros cúbicos. Segundo o presidente, também serão atendidos sistemas de abastecimento de comunidades situadas no trecho perenizado, como Umari II, Pedra Redonda e Choró Vaquejador.
O Açude Pacajus sangrou durante a última quadra chuvosa e ainda encontra-se praticamente cheio, com 99,36% de sua capacidade, de acordo com o Portal Hidrológico.
O prefeito de Cascavel, Tiago Lutiani, e a deputada estadual Luana Régia acompanharam a abertura da comporta.
O Pacajus
O Açude Pacajus represa as águas do Rio Choró no município de Chorozinho, na região Metropolitana de Fortaleza. O reservatório, que tem capacidade de acumular quase 255 milhões de metros cúbicos de água, integra o chamado “Sistema Metropolitano”, que inclui ainda os açudes Pacoti, Riachão, Gavião e Aracoiaba. Possui bacia hidrográfica com aproximadamente 4.492,34 km², inserida na bacia hidrográfica do Rio Choró. Foi inaugurado em 1993.
Compartilhe: