Reunião teve apresentações de meteorologia, fiscalização de obras e avaliação de operação

Estudantes do curso de Geografia do IFCE (Campus de Cratús) foram recebidos pelo Comitê da Bacias Hidrográfica dos Sertões de Crateús – CBHSC no auditório da Cagece, em Crateús. Os alunos participaram como ouvintes da 26ª Reunião Ordinária do grupo, realizada no dia 20 de fevereiro.

A reunião foi iniciada com as boas vindas da presidente do comitê, Nilce Pereira, e uma breve apresentação dos membros e setores presentes para os alunos. Em seguida o Secretário Lacerda de Deus, fez a leitura da ata da 25ª reunião ordinária do Comitê, que foi aprovada pela plenária. Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme, apresentou dados da pré estação chuvosa e o prognóstico climático para o trimestre: fevereiro, março e abril, dando ênfase às previsões para os Sertões de Crateús.

Após as colocações de Meiry, Helder Lucena, Coordenador no Núcleo de Operação da Cogerh-Crateús, apresentou a avaliação da operação 2019.2 dos açudes da bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, apresentando um comparativo entre o que foi simulado e o que foi realizado em cada açude da bacia, bem como dados volumétricos e aporte já no ano de 2020 de cada reservatório da bacia.

Na sequência, o colegiado contou com palestra sobre política de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado do Ceará, ministrada por Marcella Facó, técnica da Secretaria das Cidades. Neste momento, o colegiado pode compreender um pouco dessas políticas e também conhecer programas, projetos e ações da Secretaria da Cidades na bacia dos Sertões de Crateús.

Dando continuidade a reunião, o CBHSC recebeu os técnicos John Sindeaux e Filipe Almeida da Superintendência de Obras Públicas – SOP que fiscalizam a obras de pavimentação da CE-351. Foi dada ênfase ao trecho que liga Quiterianópolis à Parambu, com objetivo que esclarecer dúvidas dos membros do colegiado em relação a obras, especialmente no que diz respeito aos bueiros que estão sendo construídos ao longo da rodovia, que poderiam trazer transtornos com possíveis inundações alguns trechos dessa rodovia.

O momento contou ainda com apresentação do Boletim Informativo das ações realizadas pelos comitê no decorrer do ano de 2019 e com um balanço da participação das instituições- membros do colegiado nas reuniões ordinárias. A diretoria repassou alguns informes em relação ao processo de mobilização para formação do CBH do Rio Parnaíba e ao funcionamento das Comissões Gestoras dos açudes Barra Velha, Carnaubal e Flor do Campo. Para finalizar, foi aplicado um pequeno questionário avaliativo sobre a reunião. Ao todo estavam presentes 23 instituições do colegiado, representando 76,66% do CBHSC.

Compartilhe: