Comitê do Alto Jaguaribe inicia processo de renovação do colegiado

12/02/2019

Novos membros preparam-se para gestão 2019-2023

 

Membros do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe reuniram-se na cidade de Iguatu na última quinta-feira (7) para, dentre outras pautas,iniciar o processo de renovação para o mandato 2019 a 2023. O objetivo do processo de renovação é preparar o novo colegiado para a gestão 2019-2023, com capacitações sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, critérios e finalidade de formação de um Comitê de Bacia Hidrográfica, além de informações sobre as regras de participação.

Orçamento

Cerca de 1,3 mi é o orçamento previsto para os colegiados do Ceará, aprovado pelo Conselho de Administração da Cogerh. Os comitês de Bacia tem representação no conselho da Cogerh, participando e decidindo pautas. A conselheira Rosângela Teixeira é a representate dos Comitês.

Segurança Hídrica

O representante da prefeitura de Cariús, Rildemberg Lacerda, em atendimento à demanda da Comissão Gestora do Açude Muquém, apresentou esclarecimentos acerca do andamento das obras da adutora que levará água do reservatório para as sedes de Jucás e Cariús, cuja previsão de conclusão é de 90 dias. A manutenção das barragens federais e estaduais também foi pauta do encontro, bem como a importância de campanhas de uso racional da água nos municípios.

Na reunião estiveram presentes 48 participantes, sendo 26 membros do Comitê. A Cogerh de Iguatu esteve representada pelo gerente regional, Anatarino Torres, os coordenadores de gestão e operação Hewelânya Uchôa e Isaac Dias, os analistas Cássio Sales e Isabel Cavalcante e a técnica Naiara Izídio.