Entidade vai tomar decisão no âmbito da alocação de água de sistemas hídricos isolados e informar às comissões gestoras dos respectivos reservatórios. Cogerh vai acompanhar todo processo

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú será a entidade responsável pela decisão do processo de Alocação Negociada de Água dos sistemas hídricos isolados dos açudes Umari, São José II, Cipoada, Poço do Barro e Patu, todos no sertão central cearense.

A decisão levou em conta as limitações tecnológicas que representantes da comissão gestora dos referidos sistemas hídricos apresentaram, impossibilitando a deliberação dessas entidades para  alocação negociada de água durante o período de isolamento social. A definição da vazão média dos reservatórios será decidida no próximo dia 30 de junho, durante a 66° Reunião Extraordinária do colegiado. As comissões gestoras serão informadas da decisão do grupo.

As discussões do Comitê estão em conformidade com a Portaria N° 566/2020/SRH-CE, que regulamenta a participação e votação em reuniões virtuais dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O Relatório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh também considera a viabilidade de reuniões virtuais dos Comitês de Bacias Hidrográficas no contexto atual de pandemia provocada pelo novo coronavírus.

 

Alocação Negociada de Água dos Vales Jaguaribe e Banabuiú

Membros do comitê também encaminharam a formação de uma comissão para participar da Reunião do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos – CONERH (de forma virtual), momento no qual haverá a definição da alocação de água dos Vales Jaguaribe e Banabuiú para o segundo semestre de 2020.

O Comitê será representado pelos representantes: Chico Almir – Presidente (Prefeitura de Madalena); Francisco Pinheiro – Vice-Presidente (Sindicato de Quixeramobim); Audísio Girão (DNOCS); Geneziano de Sousa (CAPIVAB); Sérgio Girão (SAAE de Morada Nova); Paulo César (SAAE de Banabuiú); Reinaldo Cavalcante (IFCE-Quixadá); Antônio Bastos (Prefeitura de Banabuiú).

O encontro obteve cerca de 76% de participação do colegiado, com a presença de 38 membros. A diretoria da entidade estava representada pelo Presidente do Comitê Chico Almir, do vice-presidente Francisco Pinheiro (Kim) e da Secretaria Rosa Buriti. A Gerência Regional de Quixeramobim estava representada pelo Gerente Regional Paulo Ferreira, pelos Coordenadores Dayana Magalhães e Luis César, pela Analista Isabel Giovanna, pelos Técnicos Caio José, Michelly Setubal e o assistente administrativo Hugo Costa.

Compartilhe: