Comenda “Amigo das Águas” reconheceu a contribuição de personalidades da região para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos

O Comitê de Bacia do Rio Banabuiú empossou dois novos membros durante a última Reunião Ordinária da entidade, ocorrida no município de Madalena, na última terça-feira (03). Foram eleitos para integrar o colegiado o Seviço Autônomo de Água e Esgoto de Quixeramobim e o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Milhã. A posse da instituições atendeu a uma adequação no regimento interno da entidade, que previa ainda o ingresso de mais duas entidades-membro no Comitê.

Personalidades da região que contribuíram para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos receberam homenagens. A comenda de reconhecimento “Amigo das Águas” foi entregue ao prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Barros Bezerra, ao engenheiro agrônomo José Maria Pimenta e ao sindicalista Antônio Vieira Bezerra. A prefeita de Madalena, Sônia Oliveira Costa, também foi agraciada com um certificado de menção honrosa.

O programa de Fortalecimento dos ComitÊs de Bacia (Procomitês) também foi pauta do encontro. A equipe do núcleo de Gestão da Cogerh e também secretaria Executiva do Comitê, explicou o funcionamento e o processo de adesão do estado do Ceará ao Programa. O Procomitês é um programa da Agência Nacional das Águas – ANA, de abrangência federal, com duração prevista de 5 anos e que prevê apoio financeiro de até R$ 500 mil ao estado cujos os Comitês cumpram as metas estipuladas.

O intercambio com outros Comitês do Estado foi uma das tônicas do encontro. Visando mais itntegração entre as entidades, o encontro registrou a presença dos Presidentes dos Comitês do Baixo e Médio Jaguaribe, representados pelos presidentes, Aridiano Belk e Flaviana Guimarães, respectivamente.

A reunião foi Coordenada pela Diretoria do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, representada pelo Presidente Francisco Almir Frutuoso Severo (Chico Almir), Vice-Presidente o Sr. Francisco José de Sousa Pinheiro (Kim) e a Secretária Maria Rosilene Buriti Lima, onde estiveram presentes 40 instituições/membros e 21 convidados. A Gerência Regional da COGERH-Quixeramobim esteve representada pelo Gerente Paulo Ferreira, pela Coordenadora Dayana Magalhães, pelos técnicos Michelly Setubal, Ronilson Rodrigues, Caio Batista e o Hugo Costa.

 

Compartilhe:

categorias: | Gestão Participativa | Notícias
tags: