Na ocasião, foi apresentado o site do Comitê. No endereço  www.cbhsi.com.br os membros poderão visualizar as notícias de eventos promovidos pelo Comitê ou que o colegiado tenha sido convidado a participar.

 

 

O colegiado que compõe o Comitê de Bacia da Serra da Ibiapaba reuniu-se com técnicos da Cogerh e da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) para tratar de algumas demandas de gestão, dentre elas a formação do Comitê do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba), o engajamento no programa nacional PROCOMITES, o trabalho desenvolvido pela Câmara Técnica de meio ambiente, além do acompanhamento do principal reservatório da bacia, o Jaburu I. Os membros reuniram-se no último dia 19 novembro, em São Benedito.

O encontro reuniu os membros titulares e suplentes do CBH da Serra da Ibiapaba dentre estes: representantes de prefeituras, da sociedade civil organizada, ONGs, escolas, usuários de água, além de técnicos e gestores da Cogerh e SRH.

Formação do CBH do Parnaíba

Orientado pela Cogerh e pela SRH, o colegiado acompanhou as informações sobre o processo de formação do CBH da Parnaíba, cujo regimento interno já foi aprovado. Por se tratar de um comitê federal, conta com a participação do Ceará, Piauí e Maranhão. Atualmente, o Ceará integra a diretoria provisória da entidade, com representação da presidente do CBHSC, Nilce Pereira. Além da diretoria provisória foi instituída uma Comissão Eleitoral cujo representante escolhido foi o coordenador de Gestão da SRH, Carlos Magno. O Ceará terá 8 representantes, dos 50 (cinquenta) membros no CBH do rio Parnaíba. O Comitê da Serra da Ibiapaba e dos Sertões de Crateús devem indicar um representante para integrar o Comitê.

Procomitês

Durante o encontro, Carlos Magno destacou as metas relativas ao Programa Nacional PROCOMITÊS aprovadas na 91ª reunião do Conerh. A ANA solicitou alguns documentos para que seja dada continuidade ao processo de adesão do estado do Ceará ao Programa. O PROCOMITÊS é um programa da Agência Nacional das Águas – ANA, de abrangência federal, com duração prevista de 5 anos e que prevê apoio financeiro de até R$ 500 mil ao estado cujos os Comitês cumpram as metas estipuladas.

Manutenção no reservatório Jaburu I

A Cogerh tem realizado manutenções no principal reservatório da Bacia, o Jaburu I. O engenheiro da Companhia, Daniel Nunes, conversou com os membros do Comitê sobre as intervenções e ressaltou a natureza geológica do problema. O reservatório passou por manutenção durante os meses de setembro e outubro e um aditivo no contrato da empresa que executou a obra já está previsto e as manutenções seguem até dezembro.

Na ocasião, foi apresentado o site do Comitê. No endereço  www.cbhsi.com.br os membros poderão visualizar as notícias de eventos promovidos pelo Comitê ou que o colegiado tenha sido convidado a participar, as fotos de todas as ações do colegiado, organizadas por data, além de informações básicas de eventos e também o espaço onde já estão postadas as atas de todas as reuniões do colegiado.

A reunião contou ainda com formação da junta eleitoral para eleição da nova diretoria do CBHSI mandato 2019-2021. A formação ficou definida da seguinte forma: Joaquim de Sousa, representante do segmento sociedade civil, Iveridiane Moura, representante do segmento poder público municipal, Leandro Oliveira, representante do poder público estadual e Vicente de Paula, representante do segmento de usuários.

A plenária deliberou que a próxima reunião do colegiado que será no dia 06 de dezembro de 2019, em São Benedito e terá na pauta, além da eleição da diretoria, a palestra sobre saneamento da Secretaria das Cidades e a prestação de contas da bacia.

 

Compartilhe: