Comitê da Serra da Ibiapaba premia membros assíduos

07/02/2019

Na ocasião foi aprovada a resolução de criação da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê

Durante a 23ª reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (CBHSI), os membros do colegiado avaliaram da participação das instituições nas reuniões do comitê durante o ano de 2018 . Sobre o assunto, foi instituído o Boletim Avaliativo do CBHSI 2018, documento que contabiliza a quantidade de reuniões e ações realizadas pelo comitê e a participação das instituições membros. Placas de reconhecimento foram entregues às instituições membros pela participação nas reuniões do colegiado em 2018.

O grupo também discutiu alguns pontos relacionados à gestão de recursos hídricos na bacia, dentre eles a avaliação da estrutura do açude Jaburu I, localizado na região. O açude já passou por manutenções e intervenções realizadas pela gerência de Segurança e Infraestrutura da Cogerh. Durante a reunião do Comitê, o presidente do colegiado, Jaime Filho, leu a nota técnica da companhia com informações sobre o andamento da manutenção no açude. Na ocasião, Jaime também apresentou a resolução de criação da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê, aprovada pelo colegiado.

A reunião teve a participação de 24 instituições membros do comitê. Ficou marcada para o próximo dia 26 de fevereiro a 8ª Reunião Extraordinária do CBHSI, na Câmara Municipal de São Bendito.

Prognóstico Climático

A meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, apresentou o prognóstico climático para o trimestre fevereiro, março e abril. Sakamoto destacou a probabilidade de precipatações abaixo do normal na porção centro-sul do Ceará. Durante a pré-estação chuvosa, as chuvas foram acima da média, como explicou a meteorologista. Quanto ao El Niño, Meiry destacou que o fenômeno possivelmete será fraco ou moderado e que não trará prejuízos no início da estação chuvosa. De acordo com o prognóstico, há ainda uma tendência de redução das chuvas a partir de abril.

Palestra

O membro do colegiado que representa os agricultores da região, Tiago Souza, fez uma apresentação sobre o “Ciclo das plantas e a disponibilidade de água” que consiste no tempo que a planta leva para ultrapassar suas fases fenológicas para novamente iniciar um novo processo de fases (culturas perenes). O assunto tem relação com a atual situação hídrica para irrigação no primeiro semestre.